COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/visita-ao-formigueiro/

Visita ao formigueiro

Vídeo mostra como vivem as formigas saúvas

Notícias - 02-01-2010 Bichos Imprimir Pdf

Você sabia que as formigas habitavam o nosso planeta há mais de cem milhões de anos? Imagina por que elas são definidas como insetos? Seria capaz de pensar que esses bichos, como nós, também produzem lixo?

Então, clique na tela abaixo e assista ao vídeo As saúvas – Uma sociedade de formigas. Produzido pela bióloga Joana Fava Alves, ele acaba de ser divulgado na internet e traz muitas informações – além de imagens sensacionais – sobre as formigas saúvas.

Formiga saúva carrega um pedaço de caule até o seu ninho (fotos: Júlio Avanzo Neto e Joana Fava Alves).

Pode me chamar de cortadeira!

Também conhecidas como cortadeiras, por terem o costume de cortar folhas e as levarem para dentro do formigueiro, as saúvas foram filmagens por Joana em São Paulo. A bióloga capturou imagens desses insetos tanto em formigueiros artificiais mantidos em laboratórios da Universidade de São Paulo quanto em formigueiros naturais presentes nos jardins dessa instituição e também na cidade paulista de Itirapina.

Foram quase dois anos de trabalho – e algumas picadas dos insetos! – até que o vídeo – produzido como trabalho final da faculdade de biologia em 2008 – ficasse pronto. Registrar o dia-a-dia das saúvas exigiu paciência e atenção. “Bicho é sempre complicado para filmar. Em geral, você precisa esperar até que aconteça o comportamento que você deseja gravar. Além disso, é preciso lidar com alguns contratempos. Se está muito quente, por exemplo, é difícil ver as saúvas fora do ninho durante o dia”, conta a bióloga, que está por trás de cada detalhe do vídeo, desde a filmagem até a locução, passando pela pesquisa, pela redação do roteiro e pela edição das imagens, entre muitas outras ações.

As formigas saúvas são também chamadas de cortadeiras porque cortam folhas e troncos para levar ao seu formigueiro.

No escurinho do formigueiro

Disponível, por enquanto, apenas na internet, As saúvas – Uma sociedade de formigas deve ganhar, em breve, uma pequena tiragem em DVD. Com quase catorze minutos de duração, o vídeo traz cenas que somente poderíamos presenciar se nos aventurássemos pelo interior de um formigueiro. Ou você já teve a chance de observar uma formiga rainha colocando ovos para fundar um novo ninho? “Para mim, essas são as cenas mais especiais, pois mostram comportamentos que acontecem escondidos, no escuro do formigueiro onde ninguém vê”, conta Joana, que mantém um blogue só sobre as formigas saúvas e que você também pode conferir.

Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/ RJ

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Nilson Marques disse:

    Parabéns, vídeo muito bem feito e esclarecedor, gostei pelo fato de ficar informado da utilidade das formigas, porem elas causam muito prejuízo na agricultura.


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Muito prazer, eu sou o tapiti!

    Nesta páscoa, conheça uma espécie de coelho diferente, encontrada em várias partes do Brasil

    Bicho de hábitos noturnos, o tapiti é menor do que as espécies de coelho mais conhecidas, como a lebre europeia. Seus olhos são escuros, mas, nesta imagem, parecem vermelhos por causa do flash da máquina fotográfica (foto: Luciano Leone).
  • Profissão: preguiça

    Apesar da fama de trabalhadoras, algumas formigas operárias são, na verdade, preguiçosas!

    Os pesquisadores utilizaram as formigas da espécie (i)Temnothorax rugtulus(/i) em seu estudo. (foto: Matt Velazquez)
  • Vida de inseto

    Exposição em São Paulo traz abelhas, formigas, baratas e outros bichos

    Fig4
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail