COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quantos-planetas-existem-no-sistema-solar/

Quantos planetas existem no Sistema Solar?

Cientistas anunciaram a descoberta do décimo, mas há quem diga que existem apenas oito!

Notícias - 18-05-2010 Astronomia Imprimir Pdf

A ilustração mostra uma representação artística do 2003 UB313, ou seja, ela mostra como os cientistas imaginam que seja esse novo astro (arte: Nasa/JPL-Caltech).

Se há uma pergunta que todo mundo gostaria de algum dia encontrar na prova de ciências é a que dá título a esse texto. Afinal, vai dizer que você não tem na ponta da língua a resposta? Existem nove planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão. Somos apresentados a cada um deles na escola, pelos livros e professores, e dificilmente os esquecemos.

No dia 29 de julho, no entanto, foi anunciada a descoberta de um astro a mais de 14 bilhões de quilômetros do Sol. Para os três cientistas que o encontraram, ele é o décimo planeta do Sistema Solar. Mas antes que você corra para adicionar o nome provisório do novo corpo celeste – 2003 UB313 – à lista dos nove planetas conhecidos, é bom saber que a notícia não foi bem recebida pela maioria dos pesquisadores dedicados ao estudo do Sistema Solar. Sabe por quê?

Grande parte desses estudiosos pensa que Plutão, que conhecemos como o nono e último planeta do Sistema Solar, não deveria ser considerado um planeta, por ser muito diferente dos outros oito que existem. “Plutão é muito menor do que os demais planetas e apresenta características que nenhum outro tem”, explica Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional. “É o único que cruza a órbita de um outro planeta – no caso, Netuno – e que possui um satélite que tem quase o seu próprio tamanho.”

O recém-descoberto 2003 UB313 tem diversas características em comum com Plutão, sendo também muito diferente dos outros planetas existentes. Tanto Plutão como o 2003 UB313 são feitos de gelo e rocha, enquanto Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são formados por rochas e Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, por gases. Além disso, ambos apresentam órbitas excêntricas, isto é, inclinadas em relação às dos demais, que têm órbitas circulares. Por fim, como Plutão, o 2003 UB313 está localizado no chamado Cinturão de Kuiper, uma área muito afastada do Sol repleta de pequenos corpos de gelo que estão em órbita do astro-rei.

Por conta de todas essas características, na visão de grande parte dos cientistas que estudam o assunto, o 2003 UB313 não poderia ser definido como um planeta, mas apenas como mais um corpo celeste encontrado no Cinturão de Kuiper – e o maior até o momento, já que há indícios de que ele supera Plutão em tamanho e tem entre 2.210 e 3.550 quilômetros de diâmetro.

Mike Brown, um dos três pesquisadores que descobriram o astro, no entanto, argumenta que o fato de as pessoas reconhecerem Plutão como um planeta permite que o 2003 UB313 também seja classificado assim, já que se trata do maior objeto encontrado em órbita do Sol desde a descoberta de Netuno e da sua lua Tritão em 1846 e maior até do que o próprio Plutão.

No momento, a União Astronômica Internacional está analisando o nome definitivo que Mike e seus companheiros de pesquisa sugeriram para o novo astro, já que 2003 UB313 é apenas um nome temporário, dado com base na data em que ele foi visto pela primeira vez: 31 de outubro de 2003. Só depois de ser aprovado pela entidade, o nome poderá ser divulgado. Outra tarefa que está a cargo da União Astronômica Internacional é criar uma definição para a palavra planeta. Por incrível que pareça, não existe algo desse tipo, que indique quais características um corpo celeste precisa ter para ser classificado assim. E sem uma definição do que é um planeta, vamos assistir ainda a muitas discussões sobre o número de corpos celestes desse tipo que existem no Sistema Solar.

ATUALIZAÇÃO: Em 2010, a União Astronômica Internacional decidiu que Plutão não é mais um planeta, e sim um planeta anão. Confira o texto da CHC Online sobre o tema.

Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/ RJ

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. rogeriomarques disse:

    Nesse planeta deve ter extra terrestre foi para lá que o E.T do filme foi kkkk

  2. Estefanio Alfredo Fastudo disse:

    O facto de plutao ser difrente das outras nao quer dizer que nao é planeta imagenemos que ja foi discoberto nova planeta que esta em estudo!

  3. Jeferson disse:

    O nome poderia ser, exemplo Solar e o outro seria a ver com o planeta tipo: Solar X por ser o decimo

  4. mariajulia disse:

    quantos planetas sao ?

  5. Layane Cunha Dos Reis disse:

    Então para ser um planeta ele tem que possuir características semelhantes
    Aos 8 planetas base? Hum isso e meio enlogico! O universo e formado por centenas de bilhões de galáxias
    Quem pode garanti que não haja planetas, estrelas, corpos celestes com uma composição diferente ? Ou varias composição diferentes ? O fato do “novato” ai ser feito de rochas e gelo não quer dizer nada… apenas que tem que ser composto de gelo mesmo….ele não e o mais afastado? Se não fosse assim então seria uma “segunda terra” o um ” Saturno”…. ah cara esses cientistas são uns loucos!!!Kkkkk

  6. lawren disse:

    muito legal as crianças das cidades tem que ver isso beijos e abraços

  7. Marina disse:

    Mas afinal quantos planetas existem no sistema solar pq dizem que plutão não é um planeta e que o
    2003 UB313 também não agora eu não intendi

  8. Orlando disse:

    Adorei a materia é legal saber eles,sera assim como na terra hà vida nesses planetas?

  9. Guerry Robinson disse:

    Isso é muito legal mais eles nei começarão a descobri o universo isso ainda vai loge e ainda muitos planetas vão sugir …esse assunto de sistema sola é muito complicado pois cada um pensa de um jeito e eu acho que só não querem considera esse novo astro como planeta pq não forão elas que descobriu pura inveja na mina opinão..valeu gente gostei da materia..

  10. jhindy disse:

    te errado pois plutao n faz parte dãaaa

  11. isagata disse:

    quantos planetas exsistem

  12. nubia disse:

    eu adroo o sistema solar e um dia queria muito conhecer


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Explorando Plutão

    Planeta-anão pode ter mistérios revelados por sonda espacial

    Plutão e seu satélite Caronte ainda são pouco estudados pelos astrônomos. (Foto: NASA, ESA and G. Bacon – STScl)
  • Bebê lua

    Astrônomos acreditam ter encontrado novo satélite girando ao redor de Saturno

    Saturno, planeta famoso por seus anéis, já tem 62 satélites naturais registrados em sua órbita. (imagem: NASA/JPL/Space Science Institute)
  • Jovem e solitário

    Planeta recém-descoberto flutua sozinho no espaço e não orbita uma estrela

    Concepção artística do novo planeta solitário, o PSO J318.5-22 (Imagem: MPIA/V. Ch. Quetz)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Como o homem chegou às Américas?

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter