COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/quantos-planetas-existem-no-sistema-solar/

Quantos planetas existem no Sistema Solar?

Cientistas anunciaram a descoberta do décimo, mas há quem diga que existem apenas oito!

Notícias - 18-05-2010 Astronomia Imprimir Pdf

A ilustração mostra uma representação artística do 2003 UB313, ou seja, ela mostra como os cientistas imaginam que seja esse novo astro (arte: Nasa/JPL-Caltech).

Se há uma pergunta que todo mundo gostaria de algum dia encontrar na prova de ciências é a que dá título a esse texto. Afinal, vai dizer que você não tem na ponta da língua a resposta? Existem nove planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão. Somos apresentados a cada um deles na escola, pelos livros e professores, e dificilmente os esquecemos.

No dia 29 de julho, no entanto, foi anunciada a descoberta de um astro a mais de 14 bilhões de quilômetros do Sol. Para os três cientistas que o encontraram, ele é o décimo planeta do Sistema Solar. Mas antes que você corra para adicionar o nome provisório do novo corpo celeste – 2003 UB313 – à lista dos nove planetas conhecidos, é bom saber que a notícia não foi bem recebida pela maioria dos pesquisadores dedicados ao estudo do Sistema Solar. Sabe por quê?

Grande parte desses estudiosos pensa que Plutão, que conhecemos como o nono e último planeta do Sistema Solar, não deveria ser considerado um planeta, por ser muito diferente dos outros oito que existem. “Plutão é muito menor do que os demais planetas e apresenta características que nenhum outro tem”, explica Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional. “É o único que cruza a órbita de um outro planeta – no caso, Netuno – e que possui um satélite que tem quase o seu próprio tamanho.”

O recém-descoberto 2003 UB313 tem diversas características em comum com Plutão, sendo também muito diferente dos outros planetas existentes. Tanto Plutão como o 2003 UB313 são feitos de gelo e rocha, enquanto Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são formados por rochas e Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, por gases. Além disso, ambos apresentam órbitas excêntricas, isto é, inclinadas em relação às dos demais, que têm órbitas circulares. Por fim, como Plutão, o 2003 UB313 está localizado no chamado Cinturão de Kuiper, uma área muito afastada do Sol repleta de pequenos corpos de gelo que estão em órbita do astro-rei.

Por conta de todas essas características, na visão de grande parte dos cientistas que estudam o assunto, o 2003 UB313 não poderia ser definido como um planeta, mas apenas como mais um corpo celeste encontrado no Cinturão de Kuiper – e o maior até o momento, já que há indícios de que ele supera Plutão em tamanho e tem entre 2.210 e 3.550 quilômetros de diâmetro.

Mike Brown, um dos três pesquisadores que descobriram o astro, no entanto, argumenta que o fato de as pessoas reconhecerem Plutão como um planeta permite que o 2003 UB313 também seja classificado assim, já que se trata do maior objeto encontrado em órbita do Sol desde a descoberta de Netuno e da sua lua Tritão em 1846 e maior até do que o próprio Plutão.

No momento, a União Astronômica Internacional está analisando o nome definitivo que Mike e seus companheiros de pesquisa sugeriram para o novo astro, já que 2003 UB313 é apenas um nome temporário, dado com base na data em que ele foi visto pela primeira vez: 31 de outubro de 2003. Só depois de ser aprovado pela entidade, o nome poderá ser divulgado. Outra tarefa que está a cargo da União Astronômica Internacional é criar uma definição para a palavra planeta. Por incrível que pareça, não existe algo desse tipo, que indique quais características um corpo celeste precisa ter para ser classificado assim. E sem uma definição do que é um planeta, vamos assistir ainda a muitas discussões sobre o número de corpos celestes desse tipo que existem no Sistema Solar.

ATUALIZAÇÃO: Em 2010, a União Astronômica Internacional decidiu que Plutão não é mais um planeta, e sim um planeta anão. Confira o texto da CHC Online sobre o tema.

Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/ RJ

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Conrado Wagner disse:

    Acho muito legal as crianças se interessarem pelo nosso sistema solar e pelo número dos planetas existentes, mas, acabei ficando em dúvida, afinal, são oito ou nove planetas? Há oitenta anos atras quando tinha sete anos aprendi na escola que o nosso sistema solar continha oito planetas.Bem mais tarde. os astrônomos ou cientistas descobriram um novo planeta que até hoje não deram um nome definitivo para ele, portanto, são noive planetas.

  2. emanuely disse:

    eu achei muito interesante

  3. Luky Angel disse:

    Bom, galerinha…
    Até onde sei, Plutão não deixa de ser um planeta. Porém, é considerado um PLANETOIDE (um planeta anão) devido ao seu tamanho em relação aos outros planetas de nosso sistema solar.
    Portanto, pode ser que 2003 UB313 seja pertencente a uma outra galáxia que, por sinal, seja próxima a nossa (ou não).
    Toda colocação é válida e caso seja realmente adotado como um planeta de nosso sistema, tenho toda a certeza de que será muito bem recebido.

    Beijinhos do tio Angel!

  4. Jamanta disse:

    Satélites naturais:
    Sol
    Lua

    Cores dos planetas : ///// no outro comentário eu esqueci de colocar um planeta: Júpiter

    Mercúrio. Marrom claro
    Vênus.Vermelho
    Terra. Colorida ( tons de azul,verde,branco)
    Marte.Vermelho escuro
    Jupter.(parece uma rocha sedimentar,como o Varvito (bege,branco,marrom) )
    Saturno.Cinza claro
    Urano.Azul+_- Verde
    Netuno.Azul escuro

  5. Jamanta disse:

    8 planetas :

    Terra
    Plutão ( não considerado mais um planeta)
    Marte
    Saturno
    Urano
    Neptuno
    Vênus
    Mercúrio

  6. clarice do nascimento bezerra disse:

    o nosso planeta gira e gira ao redor do sol . planetas tem 8

  7. vinicius disse:

    qual a quantidade no total???

  8. Raquel Manuele disse:

    Muito legal! Assim agente aprende mais sobre a
    galáxia!!!!!

  9. esther disse:

    gostei muito minhaR PROF VALDECI MINDEU 2,5 NO TRABALHOR

  10. maximus algustus oliveira lobo disse:

    planeta terra urano nertuno sartuno

  11. Raimundononato Dejesus disse:

    Muito en teresante

  12. rogeriomarques disse:

    Nesse planeta deve ter extra terrestre foi para lá que o E.T do filme foi kkkk

  13. Estefanio Alfredo Fastudo disse:

    O facto de plutao ser difrente das outras nao quer dizer que nao é planeta imagenemos que ja foi discoberto nova planeta que esta em estudo!

  14. Jeferson disse:

    O nome poderia ser, exemplo Solar e o outro seria a ver com o planeta tipo: Solar X por ser o decimo

  15. mariajulia disse:

    quantos planetas sao ?

  16. Layane Cunha Dos Reis disse:

    Então para ser um planeta ele tem que possuir características semelhantes
    Aos 8 planetas base? Hum isso e meio enlogico! O universo e formado por centenas de bilhões de galáxias
    Quem pode garanti que não haja planetas, estrelas, corpos celestes com uma composição diferente ? Ou varias composição diferentes ? O fato do “novato” ai ser feito de rochas e gelo não quer dizer nada… apenas que tem que ser composto de gelo mesmo….ele não e o mais afastado? Se não fosse assim então seria uma “segunda terra” o um ” Saturno”…. ah cara esses cientistas são uns loucos!!!Kkkkk

  17. lawren disse:

    muito legal as crianças das cidades tem que ver isso beijos e abraços

  18. carlao disse:

    legal

  19. Marina disse:

    Mas afinal quantos planetas existem no sistema solar pq dizem que plutão não é um planeta e que o
    2003 UB313 também não agora eu não intendi

  20. Orlando disse:

    Adorei a materia é legal saber eles,sera assim como na terra hà vida nesses planetas?

  21. Guerry Robinson disse:

    Isso é muito legal mais eles nei começarão a descobri o universo isso ainda vai loge e ainda muitos planetas vão sugir …esse assunto de sistema sola é muito complicado pois cada um pensa de um jeito e eu acho que só não querem considera esse novo astro como planeta pq não forão elas que descobriu pura inveja na mina opinão..valeu gente gostei da materia..

  22. jhindy disse:

    te errado pois plutao n faz parte dãaaa

  23. isagata disse:

    quantos planetas exsistem

  24. nubia disse:

    eu adroo o sistema solar e um dia queria muito conhecer


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • O nono planeta

    Cientistas afirmam que o Sistema Solar tem mais um componente, muito além de Netuno

    O possível novo planeta está muito distante do Sol. (ilustração: Caltech/ R. Hurt/ IPAC)
  • Olá, vizinho!

    Telescópios descobrem planeta fora do Sistema Solar que tem várias semelhanças com a Terra

    Telescópios robóticos instalados no Arizona, Estados Unidos. No total, são oito telescópios automatizados que realizam observações noturnas. (foto: Jonathan Irwin)
  • Plutão, diga xis!

    Após viagem de nove anos, sonda espacial se aproxima do planeta anão

    Plutão e uma de suas luas, Caronte, em registro do dia 11 de julho. (foto: NASA-JHUAPL-SWRI)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail