COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/qual-a-melhor-forma-de-nos-livrarmos-do-lixo/

Qual a melhor forma de nos livrarmos do lixo?

O leitor pergunta e a CHC responde!

Blogue do Rex - 15-06-2012 Meio Ambiente Imprimir Pdf

A leitora Nicole Bastos Smaniotto, 11 anos, enviou a seguinte pergunta:

Qual a melhor forma de nos livrarmos do lixo, já que produzimos tanto?

Para encontrar a resposta, falei com o pesquisador Emilio Eigenheer, da Universidade Federal Fluminense. A primeira coisa que ele me disse foi: “antes de falar na melhor forma de nos livrarmos do lixo, é preciso saber que podemos diminuir esta enorme quantidade”.

Isso é possível, por exemplo, se cuidarmos melhor das nossas coisas para que elas durem mais tempo e não virem lixo tão cedo. Também não precisamos comprar coisas que não precisamos de verdade só porque estão na moda. Se cuidarmos bem do que temos e comprarmos menos, teremos menos lixo para jogar fora depois.

Mesmo assim, sempre produziremos algum lixo. Então, fique de olho na melhor forma de descartá-lo.

Latas de lixo

Nada de jogar lixo na rua! Procure os locais adequados para descartar restos de comida, papéis de bala etc (Foto: Wikimedia Commons)

Em casa, se você mora em uma cidade que já tem coleta seletiva, separe os materiais secos – papel, plástico, metal e vidro – para que sejam encaminhados para a reciclagem. Outra opção, caso não haja coleta seletiva, é doar esses materiais para catadores e campanhas de recolhimento.

Mas o que fazer com o lixo que sobrou? “Ele deve ser bem ensacado e deixado no local e horário certos para ser recolhido pela prefeitura da cidade. Depois, deve ser levado para um aterro sanitário, onde será enterrado em local especialmente preparado”, diz Emílio.

Se você não conhece pontos de coleta de materiais recicláveis, pode começar a sua pesquisa pela página da Recicloteca. Outra opção é tentar entrar em contato com a sua prefeitura e pedir informações. Ah! Lembre-se que itens como pilhas e baterias devem ter um descarte diferenciado.

Rex , Ciência Hoje das Crianças
Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Wellington Amorim disse:

    Ola Pessoal Da Chc Tudo Bem ? Meu Nome é Wellington Amorim da E.E.Professor Francisco Alves Mourão Tenho 11 anos. Eu Descobri a Chc Esse Ano, Com Minha Professora Elizabeth. Minha Professora Começou a Ler Umas Cartas ao Leitor, e Gostei Muito.Pois Eu mesmo Gostaria de Mandar Uma Carta ao Leitor.Um abraço Chc Tchau.

  2. Vitoria Garzin Tomaszeweski disse:

    Ola chc sou aluna da escola Major Fonseca,itapetininga SP.Eu gosto muito das plublicaçoes sobre o lixo pois estamos,aprndendo muito sobre o lixo organico e inorganico, meu professor passa muito sobre isso
    um beijo
    victoria

  3. ANA JULIA ALMEIDA OLIVEIRA LIMA disse:

    OLA SOU ALUNA DA ESCOLA MAJOR FONSECA E ME CHAMO ANA JULIA ,MORO EM ITAPETININGA SP .ADORO A REVISTA CIENCIAS HOJE DAS CRIANÇAS.ESSE TEXTO ME INCENTIVOU MUITO A NAO JOGOR LIXO NAS RUAS E TAMBEM ACHEI MUITO LEGAL … ESPERO QUE TENHA MAIS REPORTAGENS LEGAIS NAO SO APENAS DO LIXO MAIS TAMBEM DE TUDO QUE SEJA BOM PARA O MEIO AMBIENTE.
    BEJOS ANA JULIA

  4. Victoria Garzin Tomaszeweski disse:

    Ola chc sou aluna da escola Major Fonseca, em itapetiniga SP.Eu aprendi muito com suas revistas, meu Professor João Carlos passa muita coisa sobre as cartas de leitor, no ler e escrever.Ja fizemos muitos bilhetes,cartas e etc,pois gostamos muito dos seus assuntos, de animais.Vocês nos insentivaram muito eu adoro fazer pesquisas nas suas revistas pois acho que e muito divertido, ler e aprender.Minha mae me falou q acha que vou ser Blibliotecaria por que gosto muito de ler.Estou aprendendo muito sobre o lixo,e que devemos reciclar, o nao se usa mais.

  5. Camila Laitano Maculan disse:

    Oi CHC Eu gostei muito dessa postagem ai, tambem aprendi varias coisas com ela… Estudo na escola Major Fonseca em Itapetininga/SP, estou estanndo sobre o lixo na escola. com isoo stou aprendendo como descartar de foma correta o lixo que produz. Continuem falando como descartar lixos e mais… gostei muito!

  6. Camila Laitano Maculan disse:

    Legal, achei muito demais, eu estou na minha classe e vi, aprendi muita coisa!! Alem de ver muitas vezes isso na escola ainda aprendi denovo! muito legal gostei!

  7. ANA LUCIA DOS SANTOS disse:

    OLA MEU NOME É ANA LUCIA ESTUDO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR IVO BANDONI EU E MINHA MAE LEMOS ESSA REPORTAGEM LOGO ACIMA, ACHEI MUITO LEGAL APRENDI QUE NAO PODEMOS JOGAR LIXO NAS RUAS,PARABENIZO TODOS DA REVISTINHA POIS GOSTO MUITO DE VCS
    BJS A TODOS

  8. Bianka Fernandes disse:

    Sumaré,30 de outubro de 2013
    Olá pessoal do chc sou aluna da Ramona Canhate Pinto .Gostei muito da carta sobre o lixo espero alguma resposta suas. Obrigado!

  9. tiago santana disse:

    E.M. ramona canhete pinto

    OLA C.H.C meu é Tiago Santana estou 5ano C e queria dizer que gostei muito do texto das lixeiras .
    Obrigado

  10. Laura dos Santos Generoso disse:

    Sumaré,30 de Outubro de 2013 Nome: Laura dos Santos Generoso

    Olá pessoal da CHC…

    Eu adorei essa matéria gosto muito de ajudar o nosso planeta!!!”O mundo é a nossa vida”…..

    Cada dia penso mais forte e o melhor para o nosso mundo!!!!

    Eu queria saber se ninguém cortassem as arvores de nosso pais nós iriamos viver com mais saúde?Por que?

  11. kathleen disse:

    Ola pessoal da CHC Eu gostei muito desse texto muito legal.E muito interessante.Eu também gostei muito por que foi bem feito.

  12. gustavo disse:

    eu gostei muito

  13. lara disse:

    nossa e muito interessante

  14. Gabriela Ferreira do Nascimento disse:

    Sumaré,25 de outubro de 2013

    Olá turminha da C.H.C

    Oi sou Gabriela tenho 10 anos , estuda na Ramona C. pinto de Sumaré . Gostei muito da reportagem Qual a melhor forma de nos livrarmos do lixo? ela e bem legal e ensina a gente a melhorar o mundo.
    Gostei dessa reportagem tomara que vocês publiquem minha carta e que responda e que publica sem muito mais sobre o lixo muito obrigada pela atenção .
    beijos c.h.c
    a sinado Gabriela Ferreira do Nascimento

  15. alex disse:

    Sumare,25 de outubro de 2013
    Ola chc
    Oichc eu alex estudo na escola E.Mramona canhete pinto e tenho 10 anos e eu li sua reportagem inseto no dose e gostei porque minta gente nao sabe sobre iso espero que publi quem mais sobre o asumto tchal
    alex

  16. Anne Hellen Chisto Barboza disse:

    Ola ,caros amigos da c.h.c.! eu me chamo ANNE e eu tenho 10 anos e eu achei super interessante a reportagem sobre o lixo espero que vocês postem mais sobre essa reportagem.Tchau caros amigos da c.h.c.!

  17. kauany rodrigues da silva e eduarda rodrigues de souza disse:

    sumarè,25 de outubro de 2013

    olà pessoal da chc

    estudamos na escola ramona canhete pinto gostamos muito da reportagem sobre o lixo,gostariamos que publicassem mais sobre o lixo
    um abraço
    assinado eduarda e kauany

  18. ALLAN RIBEIRO DA SILVA disse:

    Sumaré,25 de outubro de 2013

    Olá turma da CHC

    oi sou Allan tenho 10 anos e estudo na Ramona C. pinto, e gostei muito da reportagem queria que vocês colocassem mais sobre Qual a melhor forma de nos livrarmos do lixo?.

  19. Joap Pedro Mendes da Silva disse:

    Oi CHC gosto muito de suas revistas e muito do assunto lixo gostaria que escrevessem mais sobre isso ! tchau =)

  20. Daniel S. disse:

    Sumare,25 de outubro de 2013

    olàààáááàà pessoal .Da revista CHC!!!!!

    Sou Daniel tenho 10 anos ,gostei da ediçao Qual a melhor forma de livrarmos do lixo , gostei do jeito que responderam a Nicole Bastos thau

  21. eduardo alegranci lunior disse:

    sumaré,25 de Outubro de 2013.

    Ola turma da CHC!
    Eu sou Eduardotenho 11 anos e estudo na escola E.M.Rmona Canhete Pinto.
    Eu gostei muito da reportagem “Qual amelhor forma de nos livrarmos do lixo?”.
    Ela é muito importante e eru dou uma opinião para ajente se livar do lixo
    e so por uma lei para nao jogar mas lixo pela rua nem em lugar nenhum
    Muito obrigado por ter prestado atençao thal!

  22. Adrien Ap. Coelho de Souza . disse:

    Sumarè, 25 de outubro de 2013.

    Olá, pessoal da C.H.C !!!

    Eu me chamo Adrien tenho 10 anos , e gostei da reportagem de que vocês falaram de ” Qual a melhor forma de nos livrarmos do lixo ” e vocês falaram também que antes da gente pensar de nos livrarmos do lixo podemos diminuir cuidando das nossas coisas que um dia vai virar lixo… tchau e estao de parabens … ass: adrien !!!!!

  23. joyce disse:

    sumare 25 de outubro de 2013

    ola turma da chc!
    eu me chamo joyce e tenho11anos
    gostamos muito da reportagen por que fala sobre lixo
    e como se livar de lixo.

  24. Carlos Eduardo do Amaral disse:

    sumaré ,25 de outubro de 2013

    ” Ola turminha chc”

    Meu nome é Carlos Eduardo Do Amaral tenho 10 anos e estudo na escola em ramona canhete pinto e gostei muito da noticia “qual e a forma de nos livrarmos do lixo?”eu achei muito legal ele e muito informativo ele me ensinou muito a como mi livrar do lixo gostaria que vcs publicassem mais sobre o lixo.

    adeus turminha chc obrigado pela atenção.

    ass:Carlos Eduardo Do Amaral.

  25. deivid moura disse:

    Sumaré,25 de Outubro de 2013

    ola chc!
    Esou o Deivid tenho 10 anos estudo na E.M Ramona c pinto
    Eu gostei muito desa reportagem egostaria muito que voces publicasem
    mas noticias sobre o lixo para eu aprender mas coisas sobre o lixo.
    Obrigado

  26. Victoria Ribeiro de Sena disse:

    Ola,Pessoal da CHC estou muito feliz de escrever para vocês gostei muito do assunto de hoje a melhor forma é não joga lixo no chão poque não faz bem para o nosso ar
    Tchau CHC.. Beijos

    • Enzo Augusto Mendes Carvalho disse:

      Sumaré,25 de outubro de 2013 Oi pessoal da CHC eu me chamo Enzo tenho 10 anos e estudo na escola Municipal Ramona Canhete Pinto. Eu gostei muito da reportagem ´Qual é a melhor forma de nos livrarmos do lixo?´ Porque ensina muito sobre o lixo. Obrigado pela atenção até mais.

    • cleyton laurindo da cruz disse:

      OI turma da chc eu cou o Cleyton e tenho 12 anos eu estou da revista da chc eu estodo na escola ramona canhete pito eu sou cotra o lixo por que eles goga lixo eu estou esperado a coa resporta da deus

  27. bia linda disse:

    oii estou aqui na minha escola ” Herminia Gugliano ” na sala de informatica xaauu

  28. Adorei!!Me ajudou bastante,mas gostaria de saber, para onde vai esse lixo?Onde é o local mais correto para o descarte dele? (exemplo.:Lixões,Aterros,etc.) Obrigada!

  29. Pedro henrique souza santos disse:

    Ola pessoal da chc eu gostei muito da materia “Ha microbios por toda parte” muito importante para o nossa saude , gostei muito eu queria que voces plubicassem Como se livrar dos microbios. tchau
    pessoal e um forte abraço.
    Pedro Henrique Souza Santos
    Carapicuiba SP

  30. maria carolina ramos disse:

    oi achei muito interessante

  31. Tatiane disse:

    Olá, estou em sala de aula neste momento trabalhando carta do leitor com meus alunos.
    Aproveitando a revista e os diversos assuntos aqui citados.
    Agradeço todo conteúdo da CHC.
    Um abraço,
    Professora Tati – 5º ano C – EMEF Profª Lígia V. C. Del Fiol – Tatuí

  32. vitoria araujo da silva disse:

    Ola queridos amigos da chc o meu nome e vitoria,eu estou na quarta serie,eu queria disser que gostei muito da materia “qual a melhor forma de nos livrarmos do lixo?”.E eu queria pedir para vcs publicarem uma materia sobre o bicho de pe.Por favor probliquem o meu endereço,quero fazer mais amisades!!!
    Rua:Claudio Santoro,City Jargua 351.

  33. maria francisnathya disse:

    a C.H.C e demaisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss BEIJOS PARA TODOS DA c.h.c

  34. maria francisnathya disse:

    E muito legal não jogar lixos nas ruas, e sim no lixos adequado como metal,vidro, plastico, papel, lixo comum e principalmente orgânico e muito importantes paras as crianças , também beijos para todos da C.H.C

  35. andrreza dos santos disse:

    Gostaria de saber mais sobre a reciclagem do lixo organico e a compostagem. Sou professora e minha turma está desenvolvendo um projeto.


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail