COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/qual-a-diferenca-entre-filtro-e-bloqueador-solar/

Qual a diferença entre filtro e bloqueador solar?

A coluna No laboratório do Sr. Q responde!

No laboratório do Sr. Q - 18-02-2011 Astronomia Imprimir Pdf

O Brasil é um dos países mais ensolarados do mundo. Não é à toa: a localização da maior parte do seu território entre o Trópico de Capricórnio e o Equador favorece isso. A nós, que vivemos aqui, cabe, então, aproveitar todo o brilho do astro-rei, mas com cuidado!

Afinal, quem nunca ouviu falar que se deve evitar tomar sol entre as dez horas da manhã e as quatro da tarde? Essa recomendação é dada porque, nesse horário, é maior a quantidade de radiação ultravioleta que chega à Terra. Talvez você não saiba, mas a radiação ultravioleta é emitida pelo Sol e pode causar prejuízos à nossa saúde.

Dos três tipos diferentes de radiação ultravioleta que há, apenas um não é motivo de preocupação: a radiação UVC, a mais prejudicial, que é bloqueada pela camada de ozônio do nosso planeta. Já as radiações UVA e UVB exigem cuidados, embora tenham seu lado positivo.

A radiação UVA é quem faz com que o pigmento conhecido como melanina se combine com o oxigênio, produzindo o bronzeado, algo de que muita gente gosta. Já a UVB é quem estimula a produção de melanina e de vitamina D pelo organismo, fatores positivos. Porém, ambas causam o envelhecimento precoce da pele e câncer nesse órgão (sim, a pele é um órgão!).  E a UVB ainda induz o aparecimento de pintas escuras e queimaduras nessa parte do nosso corpo.



Por isso, é recomendável o uso de um protetor solar quando a pessoa for se expor ao Sol. Pode ser um filtro ou um bloqueador solar. Mas você sabe qual a diferença entre esses produtos?

Dupla dinâmica
Tanto os filtros quanto os bloqueadores solares têm a mesma função: evitar que a radiação ultravioleta penetre na pele e cause danos à saúde. No entanto, a sua composição química e a sua forma de funcionamento são bastante diferentes.

Os bloqueadores solares refletem a radiação UV e, em geral, apresentam em sua composição óxido de zinco ou dióxido de titânio, eficientes em proteger da radiação UVA e da UVB.
O bloqueador solar, porém, tem duas desvantagens: é opaco, ou seja, não fica transparente ao ser passado na pele, uma característica que muitas pessoas não apreciam. Além disso, bloqueia os poros da pele, o que favorece, por exemplo, o surgimento de espinhas.

Curiosidade!
O dióxido de titânio, usado para fazer bloqueadores solares, é também o responsável pela cor branca de fogões, geladeiras, micro-ondas etc. Este composto está presente ainda nos corretores líquidos do tipo liquid paper.

Já os filtros solares possuem em sua composição compostos que absorvem a radiação UVA ou UVB e a transformam em luz visível, inofensiva para a pele. Os primeiros filtros solares possuíam capacidade de proteção apenas contra a radiação UVA, mas os produtos mais modernos protegem tanto contra a radiação UVA quanto contra a radiação UVB.


Independentemente de ser um bloqueador ou filtro solar, a capacidade de proteção destes produtos é expressa pelo seu Fator de Proteção Solar (FPS), que mede a proteção contra um dos efeitos nocivos da radiação UVB – a queimadura na pele – em uma escala de 2 a 70. Este índice, determinado sob condições controladas em laboratório, representa quantas vezes mais tempo um grupo de pessoas usando protetor solar pode ficar exposta ao Sol antes de a pele ficar vermelha, em comparação com alguém que não usou o produto. Isto quer dizer que, se a pele desprotegida de uma pessoa começa a ficar vermelha após 10 minutos de exposição ao Sol, com o uso de um protetor com FPS 15 o efeito só será observado após 150 minutos. Assim, quanto maior o FPS de um produto, maior a proteção que ele confere.

Mas esse cálculo nem sempre é exato. Isso porque as pessoas, em geral, usam metade da quantidade de protetor solar utilizada em laboratório, o que pode resultar em uma queimadura na metade do tempo. Para evitar danos à sua pele, consulte um dermatologista. Ele indicará o FPS mais adequado à sua tonalidade de pele e o orientará sobre a forma adequada de usar o produto.

Novos produtos à vista
Com a ajuda de um novo ramo da química – a nanotecnologia, que trabalha com estruturas um bilhão de vezes menores do que um grão de arroz – estão sendo desenvolvidos bloqueadores solares diferentes. Esses produtos contêm nanopartículas de dióxido de titânio: isto é, partículas muito, mas muito pequenas. Elas permitiram que esses protetores solares ficassem transparentes na pele, mas mantivessem a capacidade de bloquear os raios UV.

 

 

Joab Trajano Silva, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Desde criança, o autor da coluna No laboratório do Sr. Q pensava em ser biólogo. Mas, enquanto cursava a faculdade, descobriu que precisava de conhecimentos químicos para entender como os seres vivos funcionam. Juntou as duas coisas e foi ser bioquímico.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Maria Estela disse:

    Olá ! Sou muito branca e uso bloqueador solar, só que, ultimamente, quando entro em farmácias ou até nessas revistas que vendem produtos de beleza , todos eles falam que a orientação que eles recebem é de informarem aos clientes que bloqueador solar e protetor são a mesma coisa, quando gente que é muito branca como eu, sabe que não é assim, quando eu uso o protetor solar a minha pele fica muito vermelha e queimando, não posso usar protetor, só bloqueador; fiquei muito chocada essa semana quando liguei para o SAC da AVON, onde eu era cliente e usava sempre o bloqueador da marca SUN +, para me informar porque, de nas campanhas deste ano, só virem protetor para os clientes e a atendente respondeu que era a mesma coisa, só mudava a nomenclatura; fiquei extremamente chocada.

  2. ROSALIA disse:

    Minha filha e branquinha tem 1ano e 7 meses q devo usar BLOQ OU PROT me recomenda algum. Desdeja obrigada

    • luana meichtry milesi disse:

      Bom.. voce pediu ajuda e como ninguem respondeu resolvi informa-la,dependendo de que fator é o bloqueador ou o protetor solar,eu que sou muito branca passo protetor solar fator 40 ou 50 pois eu pesquisei na internet e vi que o protetor solar protege mais!! Mas o bloqueador também ajuda… mas eu passo o protetor solar e acho que sua filha tambem deveria passar!!

  3. Regina Alexandre da Silva disse:

    Gostei muito da explicação,pois tinha duvidas ainda, e não sabia explicar quando me perguntavam a diferença dos dois.

  4. amélia disse:

    Adorei a explicação. Tenho melasma e gostaria de saber qual dos dois seria mais indicado? Os protetores ou bloqueadores com cor, igual à base que cobrem as manchas, protegem do mesmo jeito?
    Obrigada,

    Amélia

  5. Solange Yanes. disse:

    A foto proteção deveria ser incentivada desde a infância, assim como fazem com a escovação dos dentes, ainda mais se considerarmos que a pele é nosso maior órgão.
    Sugiro que conheçam o Sun bloqueador do Spa da Pele, ele é FPS 30 em creme com textura de gel e ainda livre de óleo. Tem um toque seco e rende muito.
    Matéria excelente, texto simples e de fácil entendimento.

  6. jaqueline dalila barbosa disse:

    gostaria de saber se o bloqueador o filtro qual dos dois e o mais indicado para quem fas uso de ácido

  7. jaqueline dalila barbosa disse:

    adorei a explicaçâo a roc tem um ecelente

  8. Juliany Barros disse:

    Sr. Joab, gostaria de saber qual bloqueador seria recomendável para uma pele com hipersensibilidade ao sol, que despigmenta ao sol excessivo. Já usei um bloqueador chamado Dermaglós e a minha pele voltou ao normal, ficou bem clara e sem manchas, porém esse produto eu não o encontro mais. Poderia me informar um que seja bastante eficaz?
    Obrigada pela atenção.

    • Joab Trajano Silva disse:

      Cara Juliany Barros,
      Você deve procurar um dermatologista, um profissional que estudou durante pelo menos 7 anos para aprender a cuidar de casos como o seu. Após um exame detalhado, ele poderá indicar o melhor produto ou tratamento para o seu problema.
      Um abraço,
      Joab Trajano Silva

  9. Maynara disse:

    Nossa! Muito boa a explicação e exemplificação… Muito obrigada. Realmente a matéria é muito eficaz.

  10. demar brito disse:

    é muito bom saber que existem pessoas interessadas em ajudar as outras ,pois essas informações que nos foram passadas nos ajuda a conhecer melhor os produtos que usamos e facilita a escolha do que é melhor para nós.pois sem essa informações continuaríamos usado tudo de forma errada sem saber o que seria melhor para nós obrigado por explicar essa diferença entre filtro e bloqueador.

  11. Bruna disse:

    adorei a explicação. e também acho que por serem muito caros os protetores e bloqueadores solares , a população diminui a quantidade. mas eu tambem entendo o comércio eles pensam que quanto mais as pessoas precisarem mais cara o pro duto pode ficar, pois elas vao ser obrigadas a pagar bor esse produto.
    Beijocas.

  12. maria da paz egues monteiro disse:

    eu tenho 56 sempre me previne com protetor ou bloqueador solar vejo a diferencia em minhas irma e amigas elas parece mais velhas ,eu sempre indico que se previne .como eu me protegendo corpo rosto contra envelhecimento precoce

  13. Lucimar Cunha Gaspar disse:

    Nao entendi do bloqueador e o protetor , eu gostaria de um que protegese a pele e que bronzeasse qual eu usaria ?
    bjos

  14. Shirlei Furim. disse:

    Muito boa a explicação e de fácil entendimento, gostei.

  15. ADRIANA GOMES disse:

    AMEI A EXPLICAÇÃO.MUITO OBRIGADA!!!!
    A AVOM FAZ UM BARATINHO FILTRO 50

  16. antonio disse:

    excelente explicação, entendi tudo direitinho e ainda fiquei bastante motivado pelo assunto, só não entendo porque os produtos em questão são absurdamente caros, e não deveria ser; já que são de extrema importância para a nossa saúde.
    aí talvez esteja a explicação para o uso inadequado do produto pela população. o produto custa muito caro então diminuem a quantidade adequada a proteção necessária que precisamos.


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Habitados por quem?

    Entenda por que os cientistas dizem que alguns planetas estão em “zona habitável”

    Em abril de 2014, a agência espacial americana anunciou a descoberta de Kepler-186f, um planeta mais ou menos do tamanho da Terra na zona habitável ao redor de uma estrela. (foto: NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech)
  • Dedos e estrelas

    Entenda a paralaxe, fenômeno simples e muito útil para os astrônomos

    A paralaxe é uma grande aliada dos astrônomos na hora de descobrir a que distância as estrelas estão da Terra. (foto: Skatebiker / (a href=http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)CC BY-SA 3.0(/a))
  • Distância amigável

    Você sabe como o Sol consegue esquentar a Terra mesmo estando longe dela?

    O Sol está a uma distância média de 150 milhões de quilômetros da Terra (Foto: Wikimedia Commons/ Surge1223)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Como o homem chegou às Américas?

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter