COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ponte-de-palitos/

Ponte de palitos

O que você usaria para construir uma ponte muito resistente?

Notícias - 05-11-2012 Física Imprimir Pdf
Alunos constroem ponte com palitos de sorvete

Uma ponte de palitos de picolé pode parecer frágil, mas existem competições que premiam até pontes feitas de macarrão (Foto: Divulgação)

Tem gente que, depois de se refrescar com um picolé, joga o palito direto na lixeira. Tem gente que junta um monte de palitos e usa para fazer arte – porta-retratos, porta-copos, pontes… Ei, espera aí! Pontes? É isso mesmo que você leu: tem gente por aí construindo pontes com palitos de sorvete. Esse é o mote do concurso Travessia, que aconteceu em outubro em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Promovido pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), o evento já está na quarta edição e conta com a participação de alunos do Ensino Médio de várias escolas. Para montar a ponte, eles recebem 700 palitos de picolé, além de barbante, cola e clipes de papel. “As equipes precisam se planejar bem, pois eles só têm quatro horas para montar tudo”, explica Kurt Amman, engenheiro civil que coordena o concurso.

A cada ano, os participantes constroem um tipo de ponte diferente. Em 2012, o tipo escolhido se chama “tabuleiro celular protendido” – basicamente, um tubo oco com uma plataforma em cima. Para construir pontes assim, os alunos precisavam se inspirar em estruturas que já existem, como a ponte que liga o Rio de Janeiro a Niterói.

Ponte Rio-Niterói

A ponte Presidente Costa e Silva liga o Rio de Janeiro a Niterói e é um tipo de ponte com “tabuleiro celular protendido” (Foto: Mario Roberto / Wikimedia Commons)

Depois de muita dedicação, chega a hora da verdade: as construções são testadas em um carrinho que carrega peso de um lado a outro da ponte. “A cada vez que ele atravessa a estrutura sem destruí-la, adicionamos mais peso para ver o quanto a ponte suporta”, explica Kurt.

Confira, no vídeo abaixo, a ponte que aguentou o maior peso de todas as edições do concurso: 150 quilos!

Na edição de 2012, a equipe Boomerang, composta por alunas do Colégio da Polícia Militar de Santo André, foi vencedora. As meninas construíram uma ponte de palitos que aguenta até 30 quilos! “O concurso nos ajudou a aprender tanto física quanto matemática, e nos deixou com vontade de cursar engenharia”, conta Mariana Menezes, de 17 anos.

Antes do dia da competição, a equipe treinou a construção da ponte cinco vezes. Graças ao esforço, elas ganharam medalhas e outros prêmios. É a união fazendo a força!

Mariana Rocha, colaboradora da CHC impressa e online
Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Evelyn Karen disse:

    Adorei essa ideia, mas eu gostaria de saber se neste ano ira acontecer o concurso novamente e a data!

  2. maisa ramos caridade. disse:

    Olá chc o meu nome é maisa tenho 10 ano a minha sala é o 4 ano A e eu moro en SERTÃOZINHO. A
    minha professora fala muito de vcs onome dela é Ana Paula ela é legau .
    No dia ceginte ela falou que ia pegar refista do chc e nós ia fazer im trabalo foi supre legau…
    Beijos e abracos bom dia com muita alegria.:)

  3. Beatriz Rebeca Adelina de Assis disse:

    Eu adorei essa reportagem dos palitos porque é uma coisa muito diferente e criativa ,e é legal sabe que vcs então fazendo uma criatividade com palitos .BOA REPORTAGEM.
    EMEF.PROFESSORA “NICÁCIA GARCIA GIL”

    BEATRIZ – 5º ANO C

  4. debora disse:

    Eu achei muito interresante e legal,porque eles fazem muitas coisas com palitos.E tambem eu gostei da ideia deles catar palitos de sorvete para fazer arte.E eu gostei que eles catam 700 palitos para fazer coisas interresante e legal.
    ESCOLA JÚLIA ROSEIRA. OURO VERDE JÚLIA,5ANOC

  5. Maicon e Gabriel disse:

    Olá pessoal da CHC,gostamos muito desta história da ponte de palito.
    Achamos incrivel uma ponte feita de palito, aguentar 150 quilos!!!!

    Escola Júlia Roseira
    Ouro Verde
    Gabriel e Maicon, 5°Ano A

  6. junior ceza da s castro disse:

    cgc eu gostei da sua reprotagem queb eu a cabei de le

  7. junior cezada s castro disse:

    ola chc eu li as sua reprotagem mas eu gotaria que voseis mas sobiro rio de janeiro


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Ponte de formigas

    Lava-pés são capazes de se transformar em ponte e flutuar sobre a água

    Formigas-lava-pés se unem e formam uma ponte para chegar da chaleira à xícara sem cair. (foto: divulgação/David L. Hu/Georgia Institute of Technology)
  • Congelamento curioso

    A água quente pode congelar mais rápido do que a fria – e ninguém consegue explicar o porquê

    Você sabia que a água quente pode congelar mais rápido do que a água fria? O “efeito Mpemba” é um grande mistério para a ciência (Foto: Jerry Wong / Flickr / (a href=http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/deed.pt)CC BY-NC-ND 2.0(/a)
  • Gira, gira, bambolê

    Você já se perguntou o que influencia o movimento desse brinquedo?

    Ponha o bambolê para girar e pense: como a física pode explicar esse movimento? (Foto: Alan J. Truhan / Wikimedia Commons / CC-BY-2.5)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Rex na Copa

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter