COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/plantar-sem-semente-e-possivel/

Plantar sem semente: é possível?

O leitor pergunta e a CHC responde!

Blogue do Rex - 06-09-2012 Plantas Imprimir Pdf

O leitor Felipe Fukasawa, de 7 anos, mora lá no Canadá e quer saber:

Como é que a banana e o abacaxi nascem, se não têm semente?

abacaxi

Pode abrir um abacaxi ao meio e conferir: ele não tem semente! Como será possível plantá-lo, então? (Foto: Wikimedia Commons)

Para descobrir isso, conversei com Aristóteles de Matos, agrônomo da Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas, Bahia, e com Emilia Girnos, anatomista vegetal da Universidade Federal do Maranhão.

Tanto o abacaxizeiro quanto a bananeira têm pequenas mudas, como se fossem pequenos galhos, que nascem ao redor da planta principal e que podem ser cortados e replantados. “Também é possível plantar a ‘coroa’ do abacaxi”, explica Aristóteles. “Você corta a coroa, limpa bem a base e coloca na terra”, completa.

Emília explicou que todas as plantas têm um tecido chamado parênquima, responsável pela cicatrização de pequenas lesões nas plantas. Em algumas delas, como no abacaxizeiro e na bananeira, a parênquima pode formar raízes se a muda for plantada. “Esses galhos conseguem produzir raízes, fixando-se no solo e conseguindo os nutrientes necessários para desenvolver uma planta adulta”, comenta Emília.

banana selvagem

Existem abacaxis e bananas selvagens com sementes, mas são muito mais difíceis de comer. Veja, por exemplo, a banana da foto! (Imagem: Wikimedia Commons)

Agora um detalhe curioso: há muito tempo, só existiam bananas e abacaxis com sementes. Por alguma mudança genética, algumas plantas começaram a produzir frutos sem sementes. O homem adorou, pois eram bem mais fáceis de comer, e passou a plantar só os frutos modificados. Muitos anos depois, o resultado é que a banana e o abacaxi sem sementes são muito mais comuns do que os frutos originais, que até hoje podem ser encontrados na natureza, mas nunca aparecem nas barraquinhas da feira!

Rex , Ciência Hoje das Crianças
Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Vasco Panzo disse:

    Nao estou convencido da explicacao da proveniencia de bananeira e do abacaxixeira. Supomos que ainda nao temos nada e que daqui a 5 anos vamos plantar. para outras frutas claro que as sementes sao vendidas no mercado. Como podemos prever bananeiras a abacaxixeiras na horta ou pomar quando nao temos sementes conservadas?

    Quando ja temos a primeira especie ai sim podemos propagar o plantio mas quanto nao?

  2. yasmin disse:

    para a luz fica mais bonita

  3. Thaiane disse:

    é possível plantar o coração da banana para nascer uma bananeira ?

  4. steffany ferreira de almeida disse:

    eu to vazemdo o meu para casa e de ciencias

    data 29/10/2013

  5. cauan zika disse:

    eae galera do ciencias hoje aianda bem q eu entendi

  6. emaanuel borges disse:

    porque se algumas plantas nao nasci de semente.

  7. yasmim disse:

    quais são as plantas que se reproduzem por sementes ?????????????????????
    e quais são elas???

  8. sophia disse:

    quais são as plantas que se reproduzem por sementes???
    quais são elas???

  9. yasmim disse:

    quais são as plantas que se produzem por sementes?

  10. tiago disse:

    oi meu nome e tiago e eu to muito feliz por ta aqui no ciencias crianças

  11. maria vitoria barros e silva disse:

    entendir e agora sei de tudo de plantação graças a vcs

  12. maria eduarda disse:

    oi pessoal da chc hoje a professora me deu a revista e eu queria saber mais sobre a piramedes gostei muiti continue publicando essas revista que eu adoro

  13. giuliana disse:

    meu primo mora no canada

  14. Bruna Fernanda Zadroski Wollenhaupt disse:

    CHC meu nome é Bruna e tenho 9 anos moro em Itatiba SP queria saber como pode nascer uma fruta sem semente como isso é possivel….

    • Vitoria da Silva Fialho disse:

      Emília explicou que todas as plantas têm um tecido chamado parênquima, responsável pela cicatrização de pequenas lesões nas plantas. Em algumas delas, como no abacaxizeiro e na bananeira, a parênquima pode formar raízes se a muda for plantada. “Esses galhos conseguem produzir raízes, fixando-se no solo e conseguindo os nutrientes necessários para desenvolver uma planta adulta”, comenta Emília.

    • Kaio Miranda disse:

      Algumas plantas sem semente se reproduzem de maneira assexuada, quer disser por brotamento pra ser mais específico. Então assim depois que formam os brotinhos, eles podem der transferido para outro local, e assim sucessivamente.. ## Espero ter ajudado.. Qualquer coisa Facebook -> https://www.facebook.com/kaio.miranda.92?ref=tn_tnmn

  15. nathalia gargaro dos santos disse:

    por que existe a luz?


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Duas em uma

    Dá pra combinar o DNA de duas frutas e criar uma terceira, ainda mais gostosa?

    Existem tantas frutas coloridas e gostosas. Será que é possível combinar o gosto de duas ou mais delas?! (Foto: Marcelo Garcia)
  • Colorido e nutritivo

    Descubra como e para que os cientistas criaram um abacaxi de casca vermelha

    O novo abacaxi, de coloração avermelhada, foi resultado da união de genes de duas espécies de abacaxi diferentes (Foto: Pedro Nahoum/Botânica Pop)
  • Cuidem das antas!

    Uma campanha para lutar pelo maior mamífero terrestre da América do Sul

    Entre as comidas favoritas das antas estão frutos comuns nas florestas brasileiras, como goiaba e pequi. Por isso, esses animais têm a importante função de espalhar sementes e ajudar na renovação das matas (Foto: Wikimedia Commons / ellenm1 / CC BY 2.0)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Como o homem chegou às Américas?

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter