COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/pintura-nos-tempos-das-cavernas/

Pintura nos tempos das cavernas

Imagens feitas há quase 41 mil anos em uma caverna da Espanha são as mais antigas já encontradas – até agora!

Notícias - 03-07-2012 Pré-História Imprimir Pdf

Às vezes a ciência parece uma corrida. Há sempre pesquisadores anunciando novas descobertas, e, com frequência, um novo achado modifica o que pensávamos sobre uma pesquisa mais antiga. Quer um exemplo? Há pouco tempo, a CHC falou sobre a descoberta de desenhos feitos em uma caverna francesa há 37 mil anos. Elas pareciam ser as obras de arte mais antigas da história, mas acabam de perder o posto para imagens que datam de quase 41 mil anos atrás.

As imagens foram encontradas na parede da caverna de El Castillo, na comunidade de Cantábria, no noroeste da Espanha (Foto: Pedro Saura)

A obra prima foi feita na parede da caverna de El Castillo, na comunidade de Cantábria, no noroeste da Espanha. Segundo Alistair Pike, arqueólogo da Universidade de Bristol e autor do estudo, os desenhos foram feitos com pigmentos vermelhos jogados ao redor das mãos de pessoas que viviam no local.

Para descobrir de quando datam as imagens, o cientista analisou a quantidade de urânio presente em um mineral chamado calcita que se espalhou sobre as figuras ao longo do tempo. “Muitos desenhos pré-históricos têm sua idade estimada através da análise do carbono, mas alguns fungos e bactérias consomem esse elemento químico e o período em que as pinturas foram feitas acaba sendo subestimado”, conta Alistair. A partir da datação por carbono (saiba mais aqui), a idade das imagens encontradas nas cavernas espanholas equivale a 25 mil anos, enquanto o estudo do urânio determinou que os mesmos desenhos foram feitos há mais de 40 mil anos – uma diferença bem grande.

Os desenhos foram feitos com pigmentos vermelhos jogados ao redor das mãos de pessoas que viviam no local (Foto: Pedro Saura)

O próximo passo da pesquisa é tentar descobrir quem foram os autores das pinturas. “Eles podem ter sido feitos tanto pelo Homo sapiens neandertalensis, espécie de hominídeos já extinta, quando por ancestrais do Homo sapiens sapiens, que é a nossa espécie”, revela Alistair. Vamos ficar atentos às próximas novidades!

Mariana Rocha, colaboradora da CHC impressa e online
Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. clara victoria rangel bueno disse:

    gostei parabens nota dddddddddddddezzzzzzzzzzzz

  2. rafaela disse:

    UAU MUITO LEGAL AMEI ESSA REPORTAGEM :D

  3. vinicius disse:

    muito loko a caverna, muito legalas mao das pessoas da caverna

  4. aliny ferreira de oliveira disse:

    parabens! gostei d+

  5. andressa disse:

    amei a materia Mereço um 10

  6. nicolli souza ribeiro disse:

    gosto muito de ciencia hoje minha professorra veronica tem um monte e manda a gente ler na aula de leitura

  7. joyce disse:

    e muito bom ter o ciencias hohe

  8. robson juníor disse:

    Gosto muito das suas revistas,e o melhor delas são os esperimentos.tenho uma coleção de revistas muito divertidas.

  9. heloisy disse:

    oi pessoal td bem ?????
    adoro as revistas de vcs já tenho 10 revistas e pretendo comprar + então
    tchau

  10. Yasmin disse:

    Oi meu nome é yasmin tenho 10 anos e sempre leio a revisata CHC e adorooo principalmente a profissão amei ! a revistaa CHC nº 246 q fala spbre a profissão Pediatra a q kero s er quando crecer mandarei uma carta de leitor em breve

  11. Gabriela Fidelis disse:

    Oi pessoal da CHC, sou Gabriela e tenho 11 anos e estudo na escola Raquel de Queiroz aqui em Piracicaba, adoro a revista, tem muitas coisas legais e interessantes, li a reportagem de “PINTURAS NOS TEMPOS DAS CAVERNAS” eu gostei muito!. Meu amigo Murilo Horácio, adora a revista assim como eu, ele gosta muito dessas coisas de ciência, e acho que quando ele crescer vai ser cientista, arqueólogo, biólogo ou coisa parecida! Sou dessas pessoas que escrevem um livro, quando se trata de carta ao leitor, não me levem a mal… Bom foi isso, um beijo pra vocês…

  12. Nicaeli Luiza disse:

    Gosto muito da Chc minha revista preferida todos os dias antes de dormir eu leio, tenho mais de 30 revistas leio elas todos os dias, eu queria muito que no tema da revista “Quando Crescer Vou Ser…” vocês falacem sobre a profissão de Engenheira Civil!! Espero que meu pedido seja realizado !

  13. yolly kaylanne oliveira da silva e stefany pereira dos santos disse:

    ola chc !gostamos muito da sua reportagem deste site e principalmente dos jogos que são muito legal.Um abraço de yolly e stefany . yolly 10 anos e stefany 10 anos, e.m.luiz dorini…gostamos de vcs vcs sao legais .. : ) : )duas carinhas felizes

  14. bruna ferreira ribeiro disse:

    sou estudante do 5º ano e leitora da chc. Já sei que devemos prevevar a naturesa, então, que tal fazer a chc de material reciclado? peço que publique uma matéria sobre as etapas para montar uma revista. ficarei muito grata !

  15. samuel disse:

    COMO QUE ELES PINTAN

  16. grazieli disse:

    gostei estou fazendo um trabalho de escola e isso me ajudou muito

  17. kallyne veras da silva disse:

    Bando de criança kkkkkkkk

  18. samira disse:

    EU GOSTEI SITE E ME AJUDOU NO TRABALHO DA ESCOLA

  19. luiza disse:

    como eram feits ascavernas pre hirtoricas

  20. andre disse:

    gostei muito da chc bom trabalho

  21. isabella disse:

    olà,pessoal da chc eu adoro muito ler a chc eu amo muito vocês e queria que vocês publicassem quero ser vterinaria

  22. larissa helly disse:

    ola chc! sou larissa,tenho 9 anos e não consigo ficar sem ela.
    ela me enforma muito e as materias,interesantissimas estava lendo o texto axima,mas,só pensando nas foto da caverna tive uma duvida
    a idade da preda já existiu?

  23. jordan disse:

    nossa coisa dos anos 60 uuauhhh coisa loka

  24. Yasmin Ferreira Da Silva disse:

    Olá,CHC,Sou a Yasmin,tenho 10 anos e mora em São Jose Do Rio Preto,gostei muito desse site,gosto muito de ler suas revista,eu gostaria q vcs abaixassem o preço pq para mim está muito caro,eu gosto muito dos jogos,bjss

  25. Laura Maia Carvalho disse:

    Oi pessoal da CHC!
    Adoro a resvista,gostaria de perguntar:
    é possivel,em 2012,se eu for á Espanha depois de amanhã,ainda vai ter esses desenhos lá?
    Se alguém souber aqui,por favor,respondam!

  26. GIOVANNA JORDAO BATISTA disse:

    OLÁ GALERA DA CIENCIA HOJE DAS CRIANÇA, MEU NOME E GIOVANNA E TENHO 10 ANOS, ESTUDO NO 5 ANO A DA PROFESSORA ANA LAURA, ELA SEMPE MOSTRA PARA A GENTE AS REVISTAS SA CHC, INCLUSIVE FIZEMOS UMA RODA DE LEITURA EM Q CADA ALUNO PUDESSE LEVAR PARA A CASA A SUA REVISTA PREFERIDA E LER, E DEPOIS DEVOLVER A ESCOLA.
    GOSTO MUITO DA CHC.=3

    • filipe ribeiro disse:

      Olá,galera da chc eu amo essa revista que desenvolve e os da a disponivel um aprendizada em cada revista que produzem.e concordando com a Giovanna eu gostei muito sobre ela e a gentileza dela.
      gostaria de sugerir que publicassem uma reportagem sobre ”Os Primeiros Carros Brasileiro .
      Te amo chc beijos e abraços:D

  27. vinicius dos santos gomes disse:

    ola chc gostei desses incriveis desenhos pré históricos de alguma coisa vermelha

  28. Gisele disse:

    Gostei muito dessa matéria. Super legal!

  29. tatachc disse:

    ola gente q intessante nunca tinha visto isso nem em museu

  30. LIVIA disse:

    OLA GALERA DA CHC MEU NOME É LIVIA TENHO 9 ANOS E ESTUDO NA ESCOLA JULIA ROSEIRA JERONIMO NUMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR DE SAO PAULO LI A REPORTAGEM SOBRE PINTURA NOS TEMPOS DAS CAVERNAS E ACHEI MUITO LEGAL E INTERESSANTE QUANDO A CHC FALOU SOBRE A DESCOBERTA DE DESENHOS FEITOS EM UMA CAVERNA FRANCESA HA 37 MIL ANOS PARABENS GOSTEI DO SEU TEXTO E VOU CONTINUAR GOSTANDO TCHAU……….. AMO VOCES”

  31. amanda moraes de souza disse:

    ola,eu gostei muinto deste site ,principalmentae dos jogos. beijos amanda moraes de souza.5ano A EMEF prof. Olimpio Cruz.


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Família preguiça

    Paleontólogo descobre fósseis de mãe e filhote que viveram há mais de 11 mil anos

    preguiça01 thumb
  • Histórias das cavernas

    Cientistas descobrem evidências de que os neandertais enterravam seus mortos

    O “homem das cavernas” de que falamos aqui é conhecido pelos cientistas como (i)Homo neanderthalensis(/i), ou simplesmente homem de Neandertal. Ele tem esse nome porque seus fósseis foram encontrados pela primeira vez no Vale de Neander, na Alemanha (Imagem: Randii Oliver/Wikimedia Commons)
  • Passado desértico

    As rochas revelam: cidade cheia de montanhas e plantas já foi um grande deserto

    Vejam como são altas estas montanhas rochosas! Foi preciso muito tempo para que o vento pudesse depositar toda essa quantidade de areia. A vegetação que hoje envolve as pedras não existia quando elas foram formadas (Foto: Fábio Simplicio)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Rex na Copa

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter