COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-tataravo-do-computador/

O tataravô do computador

Conheça a origem e a história dessa máquina que revolucionou o planeta!

Notícias - 14-04-1995 Tecnologia Imprimir Pdf

Hoje eles são menores. Podem ser carregados como uma maleta ou caber na palma da mão. Mas os computadores já foram imensos! Sua história começou com os matemáticos ingleses Charles Babbage e Ada de Lovelace no século 19. Charles queria construir uma máquina capaz de fazer cálculos complexos, comandada por instruções em cartões perfurados. Para Ada, concretizar as idéias de Charles significaria pôr o raciocínio humano em uma máquina! Os dois começaram a estudar o novo invento. Charles gastou sua fortuna no projeto, mas eles não conseguiram construí-lo.

Já no século seguinte, na década de 1940, estudiosos de vários países, como o alemão Konrad Zuze, o norte-americano John von Neumann e o inglês Alain Turing, criaram os primeiros computadores modernos. Eles tinham as partes básicas imaginadas por Charles Babbage: memória e unidades de aritmética, de controle, de entrada e de saída. Para construí-los, foi usada a tecnologia das centrais telefônicas. Os computadores eram eletromecânicos, ou seja, construídos com dispositivos magnéticos chamados relés.

O primeiro computador eletrônico (o ENIAC) foi criado em 1946, nos Estados Unidos. Com o tamanho de um caminhão, ele consumia energia elétrica suficiente para abastecer cem casas! Funcionava por poucas horas: suas 19 mil válvulas falhavam e eram substituídas com freqüência. Só os seus projetistas conseguiam operá-lo porque ele era muito complicado.

No final dos anos 40, a válvula eletrônica foi substituída pelo transistor, que era menor, mais rápido, falhava menos e consumia menos energia. Os computadores com transistores foram instalados em empresas e eram operados por profissionais especializados e não só por seus construtores. Na década de 60, os circuitos integrados revolucionaram os computadores. Eles substituíram os transistores, permitiram a construção de minicomputadores e eram muito mais rápidos, baratos e eficientes.

Logo surgiram os sistemas operacionais, programas responsáveis pelo funcionamento do computador. Eles tornaram a operação das máquinas mais segura e permitiram que um número maior de pessoas as utilizassem com mais facilidade. Hoje em dia, o sistema operacional mais utilizado é o Windows.

O primeiro passo para criar o microcomputador foi dado no início da década de 70 pela empresa norte-americana Intel Corporation. Ela inventou o microprocessador para máquinas de calcular e depois o modificou para usá-lo em computadores. No início da década de 80, os microcomputadores chegaram ao mercado. Espalharam-se por milhões de casas e empresas no mundo. Com a criação de programas para edição de textos, planilhas e gráficos, eles tornaram-se ferramenta de trabalho e ganharam popularidade. Hoje, milhões de computadores estão ligados em rede na internet, o que permite, por exemplo, que você leia da sua casa este texto da CHC!

A essência do que foi idealizado por Charles e Ada manteve-se nos computadores modernos. Eles jamais poderiam imaginar o impacto de sua criação em todo o planeta…

Edson Fregni,

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Fabiana Cristina de Lima disse:

    Bom dia CHC!!!
    Somos alunos do 5º ANO Roxo da escola EMEF “Prof. Manuel Rodrigues Ferreira de Itapuí – SP. Gostamos muito da matéria o “tataravô do computador”, publicada na CHC 47. A professora Fabiana está trabalhando a carta do leitor com a gente, assim pudemos ter acesso as revistas da escola e aquelas que ela traz.Nessa semana, lemos essa matéria e achamos muito interessante porque não sabíamos que o computador que conhecemos hoje tinha o tamanho de um caminhão, que se chamava ENIAC e consumia tanta energia elétrica.
    Devemos agradecer aos pesquisadores por seus estudos e pesquisas que possibilitaram o acesso a essa incrível maquina, que hoje nos ajudam a se comunicar com o mundo e ter acesso a qualquer tipo de conhecimento.
    Abraços,
    Alunos do 5º ano Roxox

  2. gabriel jordao cruz souza disse:

    eu sou da chc eu nao sou gabriel eu enganei

  3. ana paula disse:

    bom dia! chc gostei muito do texto, meu colegas de classe também

  4. guilherme disse:

    escola

  5. guilherme disse:

    eu achei interessante o nome do 1° computador

  6. laura giovana lopes disse:

    ola pessoal gostei muito da revista achei as suas materias interessantes principalmente ‘a origem do computador’

  7. lucas gabriel silva gomes disse:

    ola! amigos da chc! meu nome e lucas gabriel ,tenho11 curso na escola ´´e.m. edilene marli borghese no 5;ano b gostei muito da chc 47 ´´tataravo conputador ´` e eu gostei muito .beijos e abracos para todos do chc lucas gabriel silva gomes piracicaba/sp

  8. jaqueline paula de almeida disse:

    CAIEIRAS,03 DE DEZEMBRO DE 2013

    OLÁ C.H.C !

    MEU NOME É JAQUELINE P. DE ALMEIDA SOU DO 4° ano C DA ESCOLA AURORA RODRIGUES DE MORAES MUNICIPAL DE CAIEIRAS MORO EM CAIEIRAS NO BAIRRO DE JARDIM VITÓRIA ,GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM ”O TATARAVÔ DO COMPUTADOR” PRINCIPALMENTE A PARTE QUE O COMPUTADOR DO TAMANHO DE UM CAMINHÃO PODIA ABASTECER 100 CASAS, PORQUE FIQUEI FIQUEI SABENDO OS VÁRIOS TIPOS DE COMPUTADOR NÃO SABIA AGORA SEI E TAMBÉM QUEM INVENTOU E COMO FOI AO LONGO DOS ANOS E ÉPOCAS !
    PARABÉNS GOSTEI MUITO FOI MUITO LEGAL
    OBRIGADA PELE ATENÇÃO!

    ASSINADO:JAQUELINE 4°ANO C

    • yasmin reis borges disse:

      oiiii chc gostei tanto de estudar o computador com a revista pois aprendi muito amei a revista

    • yasmin reis borges disse:

      oiiii chc gostei tanto de estudar o computador com a revista pois aprendi muito amei a revista adoro ela espero que tenha mais

  9. joany donat disse:

    essa é a historia mais imprecionante que ouvi computadores gigantescos viraram tão pequenos que cabe na palma de sua mão, adorei

  10. gabriel bisollo disse:

    e legal a historia. gostei muito…

  11. Andressa machado disse:

    gostei muito do texto estou lendo aqui da minha escola Cief centro integrado de ensino fundamental minha professora Itamara passou o site eu gostei muito beijos .Iporã do Oeste

  12. Gabriela Oliveira Bertulino da Silva disse:

    Ola amigos e equipe da CHC.
    Gostei muito desse texto. Minha professora esta trabalhando com a gente carta de leitor e amanhã nós teremos prova.Temos que fazer uma produção de texto com o máximo de detalhes desse texto.
    Parabéns pelo trabalho de vocês gostei muito.Beijos.

  13. marcia dos santos disse:

    Eu gostei muito da historia, achei engraçada .Mas nao concordo com os computador da quela epoca que gasta tanta ernergia que dava para abastecer 100 casas que um computador so gastava.

    marcia dos santos
    marilia SP

  14. joao zika disse:

    oi blz

    • guilherme disse:

      ola pessoal eu sou guilherme tenho 10 anos e gostei muito dessa historia dos nomes dos computadores que se chamavam (ENIAC)

  15. diego disse:

    eu gostei muito desa istoria

  16. joao disse:

    meu nome e joao guilherme e kaue. marilia sp brasil

  17. feromonas disse:

    oi guilherme e thiago

  18. venomextreme disse:

    oi chc
    adoro suas revistas mais adoro revistas mais o que eu adoro mais e o computador :D

  19. joao disse:

    oi amigos dos chc!

  20. Emersom Hideki Yamatsumi e Samuel Henrique Bispo Thomazin disse:

    Olá,amigos da CHC !’
    meu nome é´Emersom e Samuel
    Gosto muito da Revista CHC minha professora leu ‘O Tataravô do Computador’
    Me deculpa só não sei o número da Revista CHC
    Marilia -SP

  21. criszica1 disse:

    oi chc
    adoro o ciençias hoje para crianças soucriança mais adorocomputador :)

  22. guilherme e thiago disse:

    :) ola gente nos gostamos muito

  23. guilherme joaquim e thiago nicolal disse:

    ola garotada nos gosta de todas ciencia hoje somos viciados

  24. cristiano disse:

    oi chc adorei esse testo muito legal mas não sabia que naquele tempo era tão chato sem computador mas adorei o texto

  25. guilherme e thiago disse:

    ola pessoal

  26. guilherme souza disse:

    oi meu nome e guilherme eu gostei muito dessa materia
    e agente fez uma carta de leitor sobre isso e saiu muito bom

    • sabrina disse:

      Olá pessoal da CHC achei muito legal o texto o tataravô do computador, já tinha lido esse texto na minha escola e a minha professora pediu para eu e a minha sala fazer um trabalho sobre carta de leitor:o tataravô do computador e vocês estão mim ajudando muito,obrigada

      abraço forte,tchau CHC

    • ana julia disse:

      oii me chamo ana julia e eu ressolvi escrever um comentario para vcs la vaii noiz achamos muito entereçantes a parte que fala do computador que ele era de um tamanho de um caminhao …beijocas para meus amigos da escola amo vcs…ana julia marilia SP

  27. josenilson pedro da silva disse:

    Olà pessoal da Chc meu nome é Josenilson moro em Itirapina-SP gostei muito da reportagem que você postou “O tataravô do computador” mais gostei mais da parte que o computador era do tamanho de um caminhão.Tchau até outro dia !

  28. josenilson pedro da silva disse:

    Olà pessoal da Chc meu nome é Josenilson moro em Itirapina-SP

    • guilherme disse:

      ola eu sou guilherme eu achei essa historia muito enteressante porisso eu gostei muito e adorei essa historia guilherme-marilia-sp

  29. Olá CHC tenho 10 anos e meu nome e Anna e moro em Igaratá gostei muito
    da Reportagem do Tataravô do Computador

    Parabéns Pela
    Revista !!!!!! :)

    • guilherme disse:

      ola pessoal eu sou guilherme e eu gostei muito dessa historia eu li bastante e eu adorei,gostei do nome do computador(Eniac)e gostei tambem do nome dos homens e mulheres eu sou de marilia-sp

  30. alunos do jandyra coutinho do 5 ano B disse:

    Suzano,17 de Setembro de 2013
    Boa tarde, Pessoal da CHC
    Somos alunos do 5 ano B, da Escola Estadual Professora Jandyra Coutinho e gostamos muito da matéria “A Origem dos computadores”:pubricado na CHC 47,achamos muito interessanteo seu tamanho,consumo de energia,a duração de tempoligado,as suas falhas,e pensamos que nos dias de hoje a rapidez de sua tecnologia.
    E também queríamos que a CHC publicassem “A Origem da televisão

  31. joao victor e leonardo disse:

    oi chc meu nome e leonardo e joao vitor estudamos na escola ivo garrido somos do qarto ano nos gostanmos do artigo o vovo do computador

    • guilherme disse:

      ola pessoal eu sou Guilherme e eu estudei bastante essa historia eu gostei muito e achei interessante gostei do nome do Computador (ENIAC)do tamanho de um caminhao
      Guilherme-marilia-SP

  32. Victor disse:

    oi meu nome e vitor tenho 9 anos gostei muito da reportagem
    Victor Alexandre silva sugawara / Presidente prudente / SP

  33. vinicius ramos santos disse:

    hola meu nome e vinicius gostei muito da reportagem os computadores echei muito interesante como eram os computadores na quele tempo eu queria que voceis fizesem uma reportagem sobre a origem do radio

    vinicius ramos santos
    presidente prudente sp

    i

  34. lais lopes da silva disse:

    ola meu nome e lais tenho 10 anos e moro em são paulo gostei muito da reportagem o tataravô do computador achei muito legal de que antes o computador era do tamanho de um caminhão e agora e tão pequeno

    lais/são paulo sp/10 anos

  35. oi eu sou a rebeca beatriz disse:

    oi eu sou a rebeca tenho 9 anos gostei muito da revista chc muito oubrigada por te feito esa revista oubrigado faz muito bem para gemte apremder um beijo thal de campinas

  36. mel crivelli disse:

    oi meu nome e mel crivelli tenho 8 anos
    eu adoro a revista CHC
    mirante do parapanema

    • Thais Andréia disse:

      Achei muito interessante e legal esse texto “O tataravô do computador” ,por que fala dos compumputadores e nisso achei muito interessante que Charles Babbage deu a ideia do computador.

      10 anos Marília -SP

  37. beatriz disse:

    Muito legal eu amei tenho 10anos e minha professora queria battistini que fala para mim e meus colegas o que eu estava prucurando eu achei

  38. Suellen Luz disse:

    Tudo q eu queria saber encontrei aqui. Amei a carta e meus pequenos vão adorar. obrigada.Itajuipe-Ba

  39. Suellen Luz disse:

    Tudo q eu queria saber encontrei aqui. Amei a carta e meus pequenos vão adorar. obrigada.

  40. Ana Laura ' disse:

    Olá,amigos da CHC !’
    Meu nome é Ana Laura,tenho 10 anos curso a Escola ‘ Pedro Mazza ‘ 4 ano .
    Gosto muito da Revista CHC minha professora leu ‘O Tataravô do Computador’
    Me deculpa só não sei o número da Revista CHC
    Beijo.Os grandes Pra todos’ !

    Ana Laura da Costa Silva
    Tambaú/SP

  41. pedro victor portugal felippe disse:

    GOSTEI MUITA DA CARTA ADOREI

  42. Anelisa disse:

    Filhota, aí vai o texto sobre o computador


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Robôs de origami

    Cientistas criam robôs dobráveis usando apenas papel e componentes eletrônicos

    robôs de origami01
  • Copa dos robôs

    Depois dos humanos nos gramados, máquinas também deram show em mundial que aconteceu no Brasil

    Slide3
  • A força dos oceanos

    Saiba como é possível captar a energia dos mares e transformá-la em eletricidade

    O vai e vem das ondas pode ser usado para gerar eletricidade. (foto: Wikimedia Commons / Brocken Inaglory / (a href=http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/)CC BY-SA 3.0(/a))
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Infográfico Água

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter