COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-senhor-do-anel/

O senhor do anel

Conheça a história de Minos, Teseu e o labirinto do Minotauro

Máquina do tempo - 30-03-2012 História Imprimir Pdf

Você já ouviu falar na lenda do rei da ilha de Creta, aquele que aprisionou o Minotauro em um labirinto? É mais ou menos assim: quando assumiu o reino de Creta, na Grécia, Minos – um nome usado de forma genérica para reis, assim como a palavra “faraó” é usada para os soberanos do antigo Egito – teve que brigar com seus irmãos pelo direito de governar a ilha. Ele teve a ideia de pedir ajuda a Poseidon, deus do mar, que, confirmando que seria ele o escolhido, fez aparecer um bonito touro branco no mar.

Minos ficou tão encantado com ele que decidiu não oferecer o animal em sacrifício aos deuses do Olimpo, como seria esperado. As divindades, porém, ficaram tão furiosas que fizeram a esposa de Minos se apaixonar pelo touro. Da paixão entre os dois nasceu Minotauro, cabeça de touro, corpo de homem.

Minotauro

Escultura representa o Minotauro, figura mitológica que tinha corpo de homem e cabeça de touro. A imagem está no Museu Arqueológico Nacional de Atenas, na Grécia (Foto: Catarina Chagas)

Com medo do monstro, Minos construiu um labirinto perto do palácio de Knossos, para escondê-lo, e assim continuou seu reinado. Mais tarde, quando os atenienses mataram seu filho Androceu numa guerra, Minos se vingou, ordenando que, a cada ano, fossem enviados sete rapazes e sete moças de Atenas para lutarem contra o Minotauro.

Ruínas do Palácio de Knossos

Ruínas do Palácio de Knossos, local onde, segundo a lenda, Minos teria construído um labirinto para esconder o Minotauro (Foto: Catarina Chagas)

Um dia, um corajoso rapaz se ofereceu como voluntário para lutar contra o monstro. Era Teseu, filho de Egeu, rei de Atenas. Quando o jovem chegou a Creta, Minos duvidou que Teseu fosse mesmo quem dizia ser. E, jogando seu anel no mar, desafiou-o a recuperá-lo, para provar que estava dizendo a verdade. Teseu voltou com o anel. Em seguida, ajudado por Ariadne, outra filha de Minos, conseguiu entrar e sair ileso do labirinto, matando o Minotauro.

A história de Teseu não passa de lenda: até hoje, não se pode afirmar com certeza se ele existiu mesmo. O que sabemos sobre Teseu e o Minotauro está no livro  Ilíada, de Homero, que relatou a história há cerca de 2800 anos.

Por outro lado, uma coisa é certa: o anel de Minos existiu!

Anel de Minos

Segundo a lenda, Teseu foi desafiado pelo rei Minos a recuperar um anel jogado no mar. Este anel foi declarado verdadeiro em 2001 e está exposto em um museu na Grécia (Foto: Wikimedia Commons)

Em 1928, um anel de ouro foi encontrado perto do Palácio de Knossos e levado imediatamente ao Instituto de Arqueologia Grega, com a suspeita de ter pertencido a Minos. Na época, no entanto, não houve consenso sobre a autenticidade do anel – alguns arqueólogos acharam que ele era verdadeiro, outros acharam que era falso. O caso acabou caindo no esquecimento e o anel, perdido.

Já em 2001, o anel foi encontrado novamente pelo herdeiro de uma casa em Creta, que achou-o colado na parede da lareira. O anel foi parar no Instituto de Arqueologia Grega mais uma vez e finalmente declarado autêntico. Ele foi feito há simplesmente 3500 anos e hoje está exposto no Museu Arqueológico de Heraklion, em Creta, pertinho das ruínas do Palácio de Knossos.

Keila Grinberg, Departamento de História, UNIRIO
Quando criança, gostava de visitar a Biblioteca Nacional, colecionar jornais antigos e ouvir histórias da época de seus avós. Não deu outra: hoje é historiadora e escreve para a coluna Máquina do tempo.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. SAMIRA SANTANA disse:

    MUITO BOM A LENDA


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

string(31) "lightboxIframe link infografico"

Rex na Copa

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter