COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-que-e-a-doenca-do-carrapato/

O que é a doença do carrapato?

O leitor pergunta e a CHC responde

Blogue do Rex - 07-06-2012 Bichos Imprimir Pdf

A leitora Victoria Evaristo Gomes tinha uma cadela chamada Flay, que morreu com a doença do carrapato. Agora ela quer saber: o que é essa doença?

Para responder, conversei com o médico veterinário Luciano Antunes Barros, da Universidade Federal Fluminense. Ele me contou que, na verdade, “doença do carrapato” é um nome genérico que se refere a várias doenças diferentes transmitidas por esse animal.

Vários microrganismos podem ser transmitidos pela saliva do carrapato-vermelho-do-cão (Foto: Wikimedia Commons)

“Vários microrganismos podem ser transmitidos pela saliva do carrapato-vermelho-do-cão (Rhipicephalus sanguineus)”, conta Luciano. Esses microrganismos se multiplicam no sangue do cachorro e destroem várias células importantes: as hemácias, que transportam o oxigênio pelo corpo, os leucócitos, que ajudam na defesa do organismo, e as plaquetas, importantes para que um ferimento pare de sangrar. “Isso faz com que o animal fique fraco e muito sensível a outras doenças”, explica o especialista.

Os sintomas dessas infecções são: febre, anemia (a gengiva e a parte rosada dos olhos ficam muito pálidas) e apatia (tristeza). A pele e as mucosas podem ficar amareladas e a urina pode ficar muito escura, de cor marrom parecida com um chá mate.

Fique atento: se o seu cãozinho apresentar esses problemas, não dê remédios a ele por conta própria! É melhor levá-lo ao veterinário, que vai indicar a medicação correta para tratar tanto os microrganismos quanto a infestação pelos carrapatos. Luciano dá a dica: “As universidades públicas e Centros de Controle de Zoonoses prestam serviço gratuito de orientação veterinária”.

Rex , Ciência Hoje das Crianças
Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Dor disse:

    Muito interessante o site. Mas meu problema são essas dores. Quando sofri uma crise de lombalgia, o médico me indicou desse colchão terapêutico . Alguém aqui conhece? Parece que ajuda até insonia.

  2. janaina disse:

    TIve um cachorro que adquiriu esta doença , ele sofreu muito o mesmo ficou cardíaco com muita dificuldade respiratória não resistiu e morreu, depois dele criei mas dois cachorros que também morreram , um deles foi confirmada também a doença do carrapato o outro não sabemos bem a causa ele começou a correr e lati como um louco parecia ter dor , isso muito rápido . Queria saber se os dois últimos adquiriram este problema por causa do primeiro, se deveria ter dado um tempo sem cria cachorro.

  3. andre luiz disse:

    ola , que bom ter pessoas que nos ajuda nesta hora ,, meu cachorro, esta com esta doença maldita . faz 4 dias que eu deixei no vet ,, mas agora que saiu esta muito fraco, so esta no tomando souro..o que eu possar fazer para ele comer alguma goisa isto esta fraquesa e normal ,,ate quando vai esta tristeza do amiguinhoo me ajuda por favor

  4. Carleila disse:

    Gostaria de receber dicas no meu email.

  5. ana paula disse:

    a donça do carrapato pega em adulto, quais são os sintoma

    • geralda de fatima oliveira disse:

      gostaria de saber quais os sitomas da doença do carrapato e qual medicamento devo usar minha cadelinha esta com febre persistente de 39 a 40 graus por favor mim responde


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • O mundo das serpentes

    Exposição em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, traz muita informação e curiosidades sobre como vivem as serpentes do Pantanal

    A jiboia não é uma serpente venenosa, mas assusta pelo tamanho. (foto: Estação Natureza Pantanal)
  • Arma e ferramenta

    Descubra do que é feito e para que serve o chifre do rinoceronte

    O chifre dos rinocerontes é feito de proteínas! (foto: Thomas Hawk / Flickr / (a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0)CC BY-NC 2.0(/a))
  • Pula pula pelos mares

    Leitora pergunta por que os golfinhos dão saltos – confira a resposta do Rex!

    Os golfinhos nadam pelo oceano em grupos, e os saltos podem ser uma maneira de se comunicarem entre si. (foto: Cláudio Dias Timm / Flickr / (a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0)CC BY-NC-SA 2.0(/a))
string(19) "lightboxIframe link"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail