COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/estacoes-do-ano-em-outros-planetas/

Estações do ano em outros planetas

Conheça o verão quente de Mercúrio e o longo inverno de Urano

Notícias - 27-09-2000 Astronomia Imprimir Pdf

O Sol e os nove planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão.

Que tal embarcar conosco em uma viagem pelo Sistema Solar? Prepare-se: você vai ver que as temperaturas em alguns planetas podem ser extremamente quentes… ou frias! Como a Terra, os outros planetas que giram em torno do Sol também têm estações do ano. Alguns, como Marte, apresentam as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Em outros, existe apenas verão e inverno. No entanto, as estações do ano nos planetas do nosso Sistema Solar são determinadas da mesma maneira que as da Terra.

Você já leu na CHC 103 que as estações do ano são resultado da inclinação de 23 graus do eixo da Terra quando ela se move ao redor do Sol (leia o quadro ao lado). Quando o Pólo Sul está inclinado em direção ao Sol, é verão ali e em todo o Hemisfério Sul. No dia 22 de setembro, começou a primavera no Hemisfério Sul e o outono no Hemisfério Norte. Nessa data, chamada Equinócio, o Sol brilhou diretamente sobre o a linha do Equador e se movimentou em direção ao sul. Além disso, o dia e a noite tiveram a mesma duração: 12 horas.

Muita gente pensa que as estações do ano são resultado da distância que existe entre a Terra e o Sol. Assim, a Terra estaria mais perto do Sol durante o verão e mais afastada durante o inverno. Mas isso não é verdade, pois a órbita da Terra é praticamente circular, ou seja, não há aumento ou diminuição significativa da distância entre planeta e o Sol. Porém, esse pensamento vale para as estações de outros planetas, pois as órbitas de Marte e Mercúrio, por exemplo, não são circulares como a da Terra. Nesse caso, as estações são influenciadas pela inclinação dos pólos e pelo aumento ou diminuição da distância do Sol.

No dia 22 de setembro, a Terra juntou-se a dois outros planetas em que é outono no hemisfério norte: Saturno e Netuno. Porém, as coincidências param aí. O outono nesses planetas é muito diferente do terrestre. Em Saturno, ventos de 130 graus centígrados negativos sopram a 1000 quilômetros por hora; em Netuno, a temperatura pode chegar abaixo de 200 graus negativos!

Enquanto na Terra temos 89 dias de inverno e 93 de verão, no hemisfério norte de Marte, o inverno dura 154 dias, e o verão, 178. Porém, o verão em Marte não é sinônimo de calor: as temperaturas variam de zero a 70 graus negativos! A atmosfera do planeta fica mais fina quando Marte está mais próximo do Sol e começa o inverno no pólo Norte do planeta. As temperaturas são tão baixas que o dióxido de carbono, principal componente da atmosfera, congela e cai no solo.

Se você achou que as estações de Marte são longas, ouça essa: em Urano, cada uma dura 20 anos! Isso acontece porque o eixo de rotação desse planeta tem inclinação de 82 graus. Um ano em Urano equivale a 84 anos da Terra. Cada pólo do planeta passa mais de 20 anos terrestres na escuridão, enquanto o sol brilha sobre o pólo oposto.

Já em Mercúrio, a temperatura em um dia de verão pode alcançar 400 graus centígrados! E nas noites de inverno, as temperaturas podem chegar a 200 graus negativos! Apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, não é em Mercúrio que se registram as temperaturas mais quentes do Sistema Solar. O recordista é Vênus (o segundo mais próximo), com espantosos 470 graus centígrados!

Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/ RJ

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. gee disse:

    bom mas não o q eu queria

  2. gabriele disse:

    mt legauu adoreii mais oq falou no texto eu ja sabiia fessora de ciencias ja tinha falado u. kkkkk

  3. kevim disse:

    legal………………
    mais não tem o que eu queria e precisava

  4. Rafaela disse:

    seu sites estão de um nivel alto

  5. Rafaela disse:

    não tem o que eu procuro mais ta otimo e na verdade eu não acho em nenhum site que procuro mais eu sei que eu vou achar mais vocês estão muito bom com as pesquisas da sua revistas e seu site boa sorte

  6. Evelyn disse:

    legal mais, não tinha o q eu precisava .

  7. Andreinna Ketelyn Oliveira De Castro disse:

    Bem nformativo

  8. amanda gomes disse:

    eu adorei está pagina

  9. Ana Vitória Valênçia disse:

    Adorei esta pagina de Ciências

  10. filomena disse:

    muuto loko esse site ml,k


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Explorando Plutão

    Planeta-anão pode ter mistérios revelados por sonda espacial

    Plutão e seu satélite Caronte ainda são pouco estudados pelos astrônomos. (Foto: NASA, ESA and G. Bacon – STScl)
  • Exo.. quem!?

    O que você sabe sobre os misteriosos planetas que existem fora do Sistema Solar?

    O Planeta Kepler 22-b talvez possua um denso oceano e foi o primeiro a ser descoberto na zona habitável, ou seja, a área ao redor de uma estrela em que não é nem muito quente nem muito fria para impossibilitar a existência de vida (Imagem: Nasa)
  • Jovem e solitário

    Planeta recém-descoberto flutua sozinho no espaço e não orbita uma estrela

    Concepção artística do novo planeta solitário, o PSO J318.5-22 (Imagem: MPIA/V. Ch. Quetz)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Como o homem chegou às Américas?

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter