COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/de-onde-vem-os-nomes-das-ruas/

De onde vêm os nomes das ruas?

A coluna Máquina do tempo de setembro traz curiosidades sobre a origem de alguns nomes e convida você a investigar sua cidade

Máquina do tempo - 30-09-2011 Imprimir Pdf

Alguma vez você já se perguntou como são decididos os nomes das ruas, dos bairros, da cidade onde você mora? Quem vive no Rio de Janeiro vai se surpreender ao saber que a Boulevard 28 de setembro, em Vila Isabel, que tem até nome chique em francês (boulevard quer dizer avenida) se chama assim porque o Barão de Drummond, dono daqueles terras, quis homenagear a Lei do Ventre Livre, que determinou que todos os escravos nascidos a partir de 28 de setembro de 1871 seriam livres. Quem assinou a lei foi a Princesa Isabel. Claro que a esta altura você também já sabe que o bairro tem este nome em homenagem a ela!

Outras cidades têm nomes mais fáceis: Presidente Prudente, em São Paulo, é uma homenagem a Prudente de Morais (1840-1902), presidente do Brasil entre 1894 e 1898. Tiradentes, em Minas Gerais, depois de se chamar “Arraial Velho de Santo Antônio” e “Vila de São José do Rio das Mortes”, hoje tem este nome por conta do herói da Inconfidência Mineira Joaquim José da Silva Xavier – que tinha o apelido de Tiradentes por causa da sua profissão de dentista. Já Teresópolis, no Rio de Janeiro, homenageia a Imperatriz Teresa Cristina (1822-1889) e Petrópolis é tão fácil que dou menos de um minuto para você adivinhar!

Cada nome de rua conta uma história (Foto: Transporte Ativo / Flickr)

E o seu bairro, a sua rua? Que tal fazer uma pesquisa para tentar descobrir a origem destes nomes?

Uma pesquisa é uma investigação como outra qualquer – vamos coletando as pistas uma a uma, até conseguirmos solucionar o caso. O bom é sempre começar pela biblioteca local: lá você provavelmente vai encontrar livros com informações que você nem sabia que existiam. Se tiver sorte, vai achar também jornais antigos, fotos e vídeos sobre os lugares que está pesquisando. Não se esqueça de anotar em um caderno tudo o que você descobrir!

Coloque então a mão na massa, ou melhor, o pé. Dê uma volta pela sua rua, vá tirando fotos ou tomando notas. A rua tem lojas ou casas antigas? Ela parece ter tido outro calçamento antes do asfalto? Você encontrou moradores mais velhos? Se tiver encontrado, é hora de perguntar como era o bairro quando eles foram morar lá. Não se esqueça da sua própria família: se seus avós morarem perto de você, eles podem ser uma boa fonte de informação.

Que tal desvendar a origem do nome de sua cidade, de seu bairro, de sua rua? (Foto: marianaleme / Flickr)

Ao final, espero que você tenha conseguido desvendar a origem do nome da sua rua. Se não, nada de desânimo – história é assim mesmo. Às vezes a gente consegue descobrir as respostas para as nossas perguntas sobre o passado, outras vezes, não. Mas uma coisa é certa: procurando saber de onde veio o nome da sua rua, você aprendeu mais sobre a própria história do lugar onde você vive.

Keila Grinberg, Departamento de História, UNIRIO
Quando criança, gostava de visitar a Biblioteca Nacional, colecionar jornais antigos e ouvir histórias da época de seus avós. Não deu outra: hoje é historiadora e escreve para a coluna Máquina do tempo.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. jhenifer dayana disse:

    ola preciso urgentemente saber por que minha rua se chama antonio de souza neves ,bairro de santana na cidade de sao jose dos campos!! gente essa resposta é para amanha!!! obrigada!!!

  2. Maria Aparecida De Oliveira disse:

    Eu quero saber em homenagem a quem a minha rua se chama Joao Vaz de Queiroz Filho

  3. cintia patricia disse:

    Oi preciso de ajudar para trabalho escolar do meu filho bairro vila maria Helena duque de caxias rj

  4. Thiago disse:

    Ola gostaria de saber o significado da rua Paulo Conrado De Lima bairro jd denadai em Sumare sp desde ja obrigado

  5. joseane disse:

    por favor, se puderem me ajudar preciso descobrir origem ou alguma característica da rua jose cobra-sao jose dos campos-sp, agradeço desde já

  6. MIGUEL ANGEL disse:

    QUERO SAVER PORQ COLOCARON O NOME DA RUA PROFESOR BATISTA DE ANDRADE

  7. jorbens martins disse:

    preciso de um modelo de historico de morador ilustre ja falecido para dar nome as ruas do meu loteamento, pois já tenho o nomes e preciso do modelo para entregar a vereadora para a mesma dar entrada na câmara unicipal de onde moro

  8. itamara isidoro disse:

    significado do nome da rua Teresópolis em santa teresa

  9. jaraceli Cristina Faustino santos disse:

    Minha filha tem um trabalho de escola pra fazer onde teria que dizer o significado e origem do nome na nossa rua mas não achei em lugar algum.Sera q pode nos ajudar???O nome da rua é PEDRO RAVANHANI no jardim são Camilo. Obrigada

    • joseane disse:

      por favor, se puderem me ajudar, preciso saber as origens da rua jose cobra em sao jose dos campos-sp,favor se puderem esclarecer origem e alguma caracteristica agradeço

  10. adriano disse:

    Bom dia!
    gostaria de saber como faço para saber o significado da rua paulo canineu,na cidade de sorocaba sp.

  11. Rita P.s. Sene disse:

    Oi,alguem pode me dizer qual a origem do nome da minha rua. R:Everaldo César Rosa -SJCampos-SP

  12. Claudia Bruno Ferreira disse:

    Rua Joaquim Monteiro, Corovil, Rio de Janeiro

  13. Joel Mateus Lemos disse:

    Segui suas dicas e encontrei a origem do nome da minha rua:

    Estrada de Paciência , no Rio de Janeiro – RJ

    Seu nome se deve ao Engenho da Paciência, de João Francisco da Silva, a mais antiga e importante fazenda de cana-de-açúcar existente apor volta do Século XIX no Brasil. (mesma origem do bairro)

  14. Rosa Machado disse:

    Boa tarde,
    Será que alguém me pode ajudar?
    Precisava obter informações sobre a rua Francisco Pacheco no Cruzeiro do Sul. Quem foi esta personalidade?
    E quem é Fran Pacheco, que escreveu a letra do Hino do Cruzeiro do Sul?

    Muito obrigada,
    Rosa Machado
    (Portugal)

  15. Débora disse:

    Preciso de uma ajuda moro em Jundiaí/SP. estou procurando a historia sobre a rua do Retiro nessa cidade para meu filho como pesquisa escolar.

    Obrigada

  16. Geisa De Moura Santos disse:

    Preciso que me ajudem a pesquisar para um trabalho escolar do meu filho. Curiosidades e origem do nome. da rua onde moro Avenida Visconde do Rio Branco,centro, cidade Teófilo Otoni,Minas Gerais

  17. Nicolas Berrêdo disse:

    Por quê deram o nome da minha rua de Pacheco Leão

  18. fernando disse:

    Qual a origem da homenagem a Rua Aderbal Madruga. Centro , Rj. Esta rua fica atrás da Igreja Santa Luzia e do ladfo do TRT. Quem foi esse serventuário da Justiça. Qual justiça?

  19. Manuela Barbosa disse:

    Boa tarde!
    Procurando minhas origens, gostaria de saber quem era o General Bruce que deu origem à rua com o seu nome no Rio de Janeiro.
    Antecipadamente grata
    Manuela Barbosa – Portugal

  20. Daniele Mourão disse:

    Gostaria de saber o significado da rua Lauro mulle Rio de janeiro …e de onde surgiu?

  21. Gil Vianna Paim disse:

    Gostaria de saber o histórico da Rua Paim localizada no município se S.Paulo. Porque Paim? Quem foi o homenageado? Agradeco antecipadamente..

  22. Aderson disse:

    Rua João Caetano, Centro – Petrópolis-RJ

  23. Ubirajara pereira da silva disse:

    boa tarde! preciso que voces me ajudem a pesquisar o nome da rua da minha casa para um trabalho escolar do meu filho. Curiosidades e origem do nome. Rua Mario Campos – Chacara dos Eucaliptos- São José do Campos – SP – CEP 12221-750


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

string(31) "lightboxIframe link infografico"

Proteja a natureza

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail