COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/com-quantas-arvores-se-faz-um-caderno/

Com quantas árvores se faz um caderno?

Descubra como se fabrica o papel que tanto usamos por aí

Notícias - 22-11-2011 Plantas Imprimir Pdf

 

Floresta de eucaliptos

Hoje existem florestas de eucaliptos especialmente plantadas para a produção de papel e outros produtos (Foto: Luciane Jaques/ Embrapa)

A essa altura você já deve saber: 2011 é o Ano Internacional das Florestas e uma ótima oportunidade para pensar sobre elas. Além de abrigarem uma diversidade enorme de seres vivos, cores e cheiros, as florestas nos fornecem a base para objetos muito presentes em nosso cotidiano, como o papel.

Mas não pense que, para fazer papel, é preciso sair por aí derrubando árvores – já foi assim, mas, atualmente, existem plantações de árvores feitas especialmente para esse fim. São florestas formadas por apenas um tipo de árvore, especialmente escolhido para fabricar papel.

“Antigamente, usava-se todo tipo de fibra para a produção de papel, até capim!”, conta o engenheiro florestal Helton Damin, da Embrapa Florestas.  Hoje, as espécies mais usadas são o eucalipto e o pinus.

O pinus veio do hemisfério norte e o eucalipto, lá da Oceania. Mas os dois se adaptaram muito bem aos solos brasileiros e permitiram um grande aumento na produção de papel no país. “Na década de 1960, todo o papel que existia no Brasil era importado. Agora, nós até exportamos papel”, diz Helton.

Mas como a árvore vira papel? Assim que ela é cortada na floresta, seu tronco é picado em vários pedaços e apenas o recheio se tornará papel. Os galhos e folhas voltam para o solo e ajudam a adubá-lo, e a casca é usada para gerar energia por meio de sua queima.

A madeira, então, passa por uma série de processos que a tornam mais mole, retiram a lignina – substância que tornaria o papel mais escuro – e separam suas fibras. Na fábrica, o papel toma cor e forma, isto é, fica branco e achatado. E é aí que se transforma em papel de caderno, de livro e até de parede! “Cada árvore de eucalipto fabrica cerca de 23 resmas de papel A4”, conta o engenheiro.

Agora vamos fazer as contas: se cada resma tem 500 folhas, quantos cadernos escolares (de 90 folhas) podem ser feitos com uma árvore? Se você disse 128, acertou!

Gabriela Reznik, Instituto Ciência Hoje/ RJ

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. maria eduaarda disse:

    eu preciso saber com quantas arvore da pra fase um livro de geografia eu querro saber?

  2. victória fernandes disse:

    O mas importante e que as pessoas aprendam a gastar somente o necessário de folhas!

  3. rayssa disse:

    e meuito legal criativo….#vcs acham

    • gabriella dias disse:

      gostei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • webster disse:

      o pior é que ainda utilizam estas pobres árvores inocentes para utilizarem de folhas para fazer caderno do justin bieber……

    • analise santos disse:

      kkkkk gostei de mais

  4. Yara Ribeiro da Silva disse:

    quantas árvores derrubadas
    é preciso para uma folha de caderno?

  5. thaina disse:

    eu preciso saber quantas arvores é preciso para fazer caderno de 200 folhas

  6. Kauã disse:

    Eu Muito legal e importante.

  7. Giulianna disse:

    Muito legal!!!!

  8. luiza silva disse:

    Bom eu gostei bastande da respostagem mais quais quantas arvores são usadas diariamente ?

  9. monica disse:

    Meu filho precisa saber de quantas arvores precisa para fazer um caderno de 200 folhas , pode me ajudar ?


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Bocejo contagiante

    Pesquisadores descobrem que lobos também sentem vontade de abrir a boca quando veem outro lobo bocejando

    SONY DSC
  • Musgo milenar

    Cientistas conseguem fazer crescer uma planta que tinha mais de 1.500 anos de idade

    Musgos na ilha Signy, que fica mais ou menos entre a América do Sul e a Antártica. (foto: Peter Convey/British Antarctic Survey)
  • Flora ameaçada

    Apesar de lindas, orquídeas, bromélias e samambaias correm perigo de extinção

    Flores belas, como as orquídeas e tantas outras, podem logo estar ameaçadas de extinção. (foto: Wikimedia Commons/José Manuel López Pinto)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Infográfico Água

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter