COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/com-quantas-arvores-se-faz-um-caderno/

Com quantas árvores se faz um caderno?

Descubra como se fabrica o papel que tanto usamos por aí

Notícias - 22-11-2011 Plantas Imprimir Pdf

 

Floresta de eucaliptos

Hoje existem florestas de eucaliptos especialmente plantadas para a produção de papel e outros produtos (Foto: Luciane Jaques/ Embrapa)

A essa altura você já deve saber: 2011 é o Ano Internacional das Florestas e uma ótima oportunidade para pensar sobre elas. Além de abrigarem uma diversidade enorme de seres vivos, cores e cheiros, as florestas nos fornecem a base para objetos muito presentes em nosso cotidiano, como o papel.

Mas não pense que, para fazer papel, é preciso sair por aí derrubando árvores – já foi assim, mas, atualmente, existem plantações de árvores feitas especialmente para esse fim. São florestas formadas por apenas um tipo de árvore, especialmente escolhido para fabricar papel.

“Antigamente, usava-se todo tipo de fibra para a produção de papel, até capim!”, conta o engenheiro florestal Helton Damin, da Embrapa Florestas.  Hoje, as espécies mais usadas são o eucalipto e o pinus.

O pinus veio do hemisfério norte e o eucalipto, lá da Oceania. Mas os dois se adaptaram muito bem aos solos brasileiros e permitiram um grande aumento na produção de papel no país. “Na década de 1960, todo o papel que existia no Brasil era importado. Agora, nós até exportamos papel”, diz Helton.

Mas como a árvore vira papel? Assim que ela é cortada na floresta, seu tronco é picado em vários pedaços e apenas o recheio se tornará papel. Os galhos e folhas voltam para o solo e ajudam a adubá-lo, e a casca é usada para gerar energia por meio de sua queima.

A madeira, então, passa por uma série de processos que a tornam mais mole, retiram a lignina – substância que tornaria o papel mais escuro – e separam suas fibras. Na fábrica, o papel toma cor e forma, isto é, fica branco e achatado. E é aí que se transforma em papel de caderno, de livro e até de parede! “Cada árvore de eucalipto fabrica cerca de 23 resmas de papel A4”, conta o engenheiro.

Agora vamos fazer as contas: se cada resma tem 500 folhas, quantos cadernos escolares (de 90 folhas) podem ser feitos com uma árvore? Se você disse 128, acertou!

Gabriela Reznik, Instituto Ciência Hoje/ RJ

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. maria eduaarda disse:

    eu preciso saber com quantas arvore da pra fase um livro de geografia eu querro saber?

  2. victória fernandes disse:

    O mas importante e que as pessoas aprendam a gastar somente o necessário de folhas!

  3. rayssa disse:

    e meuito legal criativo….#vcs acham

    • gabriella dias disse:

      gostei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • webster disse:

      o pior é que ainda utilizam estas pobres árvores inocentes para utilizarem de folhas para fazer caderno do justin bieber……

    • analise santos disse:

      kkkkk gostei de mais

  4. Yara Ribeiro da Silva disse:

    quantas árvores derrubadas
    é preciso para uma folha de caderno?

  5. thaina disse:

    eu preciso saber quantas arvores é preciso para fazer caderno de 200 folhas

  6. Kauã disse:

    Eu Muito legal e importante.

  7. Giulianna disse:

    Muito legal!!!!

  8. luiza silva disse:

    Bom eu gostei bastande da respostagem mais quais quantas arvores são usadas diariamente ?

  9. monica disse:

    Meu filho precisa saber de quantas arvores precisa para fazer um caderno de 200 folhas , pode me ajudar ?


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Musgo milenar

    Cientistas conseguem fazer crescer uma planta que tinha mais de 1.500 anos de idade

    Musgos na ilha Signy, que fica mais ou menos entre a América do Sul e a Antártica. (foto: Peter Convey/British Antarctic Survey)
  • Feijão protegido

    Grãos brasileiros ficarão guardados em um banco na Noruega por mais de mil anos

    Grãos de diferentes tipos de feijão ficarão guardados em banco de sementes na Noruega (foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento / Flickr / (a href= https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/) CC BY 2.0 (/a))
  • Linguagem das flores

    Publicação famosa no século 19 ensinava códigos secretos para namorar

    Presentear alguém com belas acácias queria dizer: “sonhei contigo!” (foto: Liz Marion / Flickr / (a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/deed.pt)CC BY-NC 2.0(/a))
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Infográfico Água

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter