COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/brasil-pais-de-mamiferos/

Brasil, país de mamíferos

Até agora, são conhecidas 701 espécies que vivem por aqui

Notícias - 18-10-2012 Bichos Imprimir Pdf

No mundo todo, são conhecidas aproximadamente 5,5 mil espécies de mamíferos, entre roedores, felinos, primatas, cetáceos e vários outros grupos. Dessas, cerca de 12,7% estão no Brasil, o que coloca o país no topo da lista dos lugares com maior diversidade de mamíferos do mundo.

Cientistas de diversas instituições, com o apoio da Conservação Internacional, fizeram um esforço para reunir todas as espécies de mamíferos brasileiros descritas até hoje. O trabalho levou mais de dois anos para ser concluído e a lista final inclui 701 bichos descritos, desde o século 18, por mais de 200 pesquisadores.

A maioria dos mamíferos brasileiros está na Amazônia, que abriga 399 espécies. “Por incrível que pareça, essa ainda é uma região pouco estudada”, revela o biólogo Luiz Paulo Pinto, da Conservação Internacional.Há áreas na floresta amazônica para as quais ainda não temos levantamento de espécies. A diversidade deve ser bem maior do que sabemos: há muitas espécies a descobrir!”

Em todos os biomas brasileiros, porém, a variedade de mamíferos chama atenção dos cientistas. “Os roedores são o grupo com maior diversidade, seguidos pelos morcegos”, conta o biólogo Adriano Paglia, da Universidade Federal de Minas Gerais, que participou do estudo.

A grande diversidade de espécies, apesar de ser uma alegria, traz também uma preocupação. Dos 701 mamíferos encontrados no Brasil, pelo menos 85 estão ameaçados de extinção. “Um grupo especialmente ameaçado é o dos primatas, principalmente na Mata Atlântica, que vem sofrendo bastante com o desmatamento”, alerta Adriano. A informação é ainda mais relevante porque 80% das espécies de primatas encontrados nesse bioma não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do planeta.

Para Luiz Paulo, conhecer bem a diversidade da fauna brasileira é o primeiro passo para preservá-la. “Para estabelecer estratégias de conservação, precisamos saber o que vamos conservar”, justifica.

Confira algumas espécies de mamíferos brasileiros na galeria que a CHC preparou para você:

nivo slider image nivo slider image nivo slider image nivo slider image nivo slider image nivo slider image nivo slider image nivo slider image nivo slider image nivo slider image
Catarina Chagas, editora da CHC online
Desde criança gosto de ler, inventar histórias e descobrir novidades. Cresci e encontrei um trabalho em que posso fazer tudo isso.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. crisnaiara disse:

    ah poderia ter mais coisas neh

  2. SANDRA DUCATTI disse:

    Adorei o texto e o recurso usado no final com as figuras. Muito bom para as crianças visualizarem ! parabens !!! Abraços

  3. ana beatriz e isabela disse:

    nossa adorei as fotos e os textos

  4. Sarah Julia disse:

    muito bom o texto !!
    exclarece tudo q precisamos saber !!


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Bocejo contagiante

    Pesquisadores descobrem que lobos também sentem vontade de abrir a boca quando veem outro lobo bocejando

    SONY DSC
  • Dengue no alvo

    Nova técnica usa radiação para controlar o mosquito transmissor da doença

    Cada fêmea de (i)Aedes aegypti(/i) pode gerar cerca de 1.500 filhotes durante a vida. Ao copular com machos estéreis, as fêmeas continuariam produzindo ovos, mas sem larvas que se transformassem em futuros mosquitos (Foto: James Gathany / Centers for Disease Control and Prevention)
  • Guiado pelas estrelas

    Conheça o besouro que usa a Via Láctea para se orientar

    besouro-rola-bosta
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Infográfico Água

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter