COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ano-novo-pelo-mundo/

Ano novo pelo mundo

Saiba mais sobre como outros países comemoram a virada do ano!

Notícias - 31-12-2012 Imprimir Pdf

Fogos de artifício lançados para comemorar o ano novo em Bratislava, na Eslováquia (foto: Wikimedia Commons).

Em países como o Brasil, que seguem o chamado calendário gregoriano, 31 de dezembro representa o último dia do ano e, por isso, há muita festa e expectativas. Afinal, as pessoas sempre desejam que o ano que está por vir seja melhor do que o anterior. Para isso, cada cultura desenvolveu tradições e superstições que são seguidas na noite do dia 31. Então, que tal conhecer algumas?

Segundo a pesquisadora Rúbia Lóssio, da Fundação Joaquim Nabuco, as pessoas que vivem na costa noroeste dos Estados Unidos, por exemplo, têm o hábito de comer salmão para atrair coisas boas no próximo ano.

Os norte-americanos também costumam preparar um bolo redondo, em formato de anel, chamado de Bolo de São Basílio ou Bolo de Reis. Antes de servi-lo, corta-se sua porção central com um copo, que é oferecida ao santo. Conforme diz a tradição, somente a dona da casa pode fazê-lo e, quando for levá-lo ao forno, deve estar usando suas melhores roupas e jóias. Dentro dessa massa, são colocadas moedas e outros pequenos objetos. Aqueles que os encontrarem em seus pedaços terão sorte o ano todo.

Já na Irlanda, Rúbia diz que as pessoas costumam realizar na véspera do ano novo a “Noite dos Grandes Pratos”. Nessa ocasião, os irlandeses costumam comer bastante, pois isso significa, para eles, que a despensa ficará cheia o ano inteiro. Eles também se deliciam com um bolo embebido em licor e recheado com especiarias e uvas-passas, o Barm Brack. Segundo manda a tradição, após ser mordido três vezes pelo dono da casa, um pedaço é arremessado contra a porta principal. Para os irlandeses, isso afastaria a fome daquela família durante todo o próximo ano.

Outros calendários
Porém, existem países que não comemoram o ano novo no dia 31 de dezembro, pois seguem outros calendários, diferentes do gregoriano. No Vietnã, por exemplo, o ano novo é celebrado no dia 10 de fevereiro. Nessa data, é costume ir à igreja de manhã, onde se come um bolo especial feito de arroz, feijão e carne de porco. Meia hora depois, são distribuídos os “envelopes vermelhos” para as crianças, cada um contendo dez ou vinte dólares.

 

Decoração para a comemoração do ano novo chinês nas ruas de um bairro de Londres no qual moram muitos imigrantes daquele país (foto: Oliver Spalt).

A China é outro país onde o ano novo acontece em data diferente, sendo comemorado entre os meses de janeiro e fevereiro. Durante esse tempo, as pessoas costumam seguir diversos rituais. Um deles é limpar suas casas para expulsar os maus espíritos e pintá-las para que pareçam novas.

Os chineses também compram roupas e se desfazem das velhas. Isso porque acreditam que tudo o que é antigo deve ser deixado para trás, inclusive as roupas. Na véspera do ano novo, são feitos grandes jantares em família, compostos por gambás – que representam a felicidade e uma vida longa –, galinhas – símbolo da prosperidade – e ostras secas com algas, que evocam, segundo a tradição, bastante dinheiro e tranqüilidade.

E você? Como celebra a sua noite de ano novo? Segue alguma tradição especial? Seja qual for o país, uma coisa é certa: o ano novo, assim como o Natal, é uma ótima ocasião para se estar junto das pessoas de que se gosta, principalmente na hora da ceia!

Andressa Spata, Instituto Ciência Hoje

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. João Carlos Aldabe disse:

    Por favor: quando algum cientista ou um simples curioso descobrir alguma espécie ainda desconhecida pela ciência , não chamem de “nova espécie”. Pelo simples fato de desconhecer algum animal ou planta, não quer dizer que é uma espécie nova, porque dá a entender que a espécie surgiu recentemente, o que não é verdade!

  2. Rafael disse:

    Pensava que era só a China que comemorava o ano novo em outro dia do ano

  3. gabriela disse:

    É serviu um pouco, mas precisava de 10


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Plástico de… Camarão?!

    Composto ecológico feito da casca do animal se decompõe em pouco tempo e ajuda o crescimento de plantas

    O novo plástico é feito com um componente orgânico chamado quitina, presente em cascas de camarões. (foto: Javier Fernandez)
  • Novo e ameaçado

    Espécie de pássaro brasileiro acaba de ser descoberta e já corre risco de extinção

    O novo pássaro brasileiro, o gritador-do-nordeste, pertence à mesma família do joão-de-barro. (iIlustração: Rolf Grantsau)
  • Pequeno e ameaçado

    Conheça o menor kiwi do mundo – a ave, em extinção, é símbolo da Nova Zelândia

    Os cuidadores acreditam que Myfie seja uma fêmea, pois está ganhando peso muito rápido – 55 gramas só na semana passada! – e é muito agitada. Para confirmar, porém, aguardam o resultado de um teste de DNA. (foto: Rainbow Springs Rotorua)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Infográfico Água

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter