COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-quimica-do-galinho-do-tempo/

A química do galinho do tempo

O que este produto típico de Portugal pode nos ensinar sobre o cloreto de cobalto?

No laboratório do Sr. Q - 20-10-2012 Química Imprimir Pdf

Final de semana chegando, aposto que todo mundo quer saber como estará o clima. Vai fazer calor? Teremos dias ensolarados para ir à praia e passear ao ar livre? Há muito tempo o homem tenta prever tudo isso usando a química. Temperatura ambiente, pressão atmosférica e umidade do ar são algumas das variáveis que podem ser medidas com a ajuda de substâncias especiais.

A temperatura, por exemplo, pode ser medida usando a propriedade que as substâncias possuem de aumentarem de volume – ou dilatarem, como dizem os cientistas – de forma proporcional ao aumento da temperatura. Termômetros usados para medir a temperatura corporal e ambiente usam para isso, por exemplo, álcool e mercúrio, que dilatam bastante mesmo com pequenas variações na temperatura.

termometro

Os termômetros de mercúrio aproveitam a propriedade que essa substância tem de dilatar com o aumento da temperatura. Quanto mais quente está, mais o mercúrio dilata, e o termômetro marca números mais altos (Foto: Wikimedia Commons)

Para estimar a quantidade de umidade no ar, por outro lado, podemos usar uma substância química diferente, chamada cloreto de cobalto, e que tem uma propriedade especial: mudar de cor quando entra em contato com a água. Em um ambiente seco, o cloreto de cobalto tem coloração azul. Porém, quando está hidratada – misturada com água –, fica rosada. Essa mudança de cor é reversível, ou seja, o composto pode ficar rosado num ambiente úmido e, se for levado a um ambiente mais seco, ficar azul de novo.

A cor do cloreto de cobalto varia de azul, na ausência de água, a rosa, quando o composto está hidratado (Fotos: Wikimedia Commons)

Por isso, o cloreto de cobalto é usado na fabricação de alguns tipos de cartões indicadores de umidade. Eles servem, por exemplo, para garantir que as embalagens contendo produtos eletrônicos foram armazenadas de forma apropriada, em ambiente livre de umidade, antes da venda.

galinho do tempo

O galinho do tempo é um (i)souvenir(/i) típico de Portugal. Graças à presença do cloreto de cobalto, a cor das penas da asa e da cauda varia de acordo com as condições do tempo (Foto: Mixy Lorenzo / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

O uso mais divertido do cloreto de cobalto, porém, é a fabricação do galinho do tempo, que muda de cor de acordo com a variação do clima. Produto típico de Portugal, onde ele ainda é fabricado e vendido aos turistas como lembrança de viagem, o galinho do tempo é revestido de material absorvente e tem as suas asas e algumas penas da cauda impregnadas com cloreto de cobalto.

Se o tempo estiver seco, portanto, sem possibilidade de chover, o cloreto de cobalto perde água e fica azul. Quando há muita umidade no ar, porém, o cloreto de cobalto se hidrata e fica rosa. As variações de temperatura também influenciam na mudança de cor: se o tempo esquenta, o galinho fica azul; se esfria, fica rosado. Portanto, a cor rosa indica tempo ruim, frio e com possibilidade de chuva.

Apesar de o galinho do tempo não ser um bom meteorologista – ele apenas registra as variações do clima do momento, mas não consegue prever as variações que ocorrerão no futuro –, é muito divertido observá-lo e verificar sua mudança de cor. Da próxima vez que algum conhecido seu for a Portugal, lembre-se de lhe dar antes uma lição de química com o galinho do tempo!

Joab Silva de Andrade,

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Jose Ignacio Diaz disse:

    Queridos amigos, estou interessado na compra de um tempo galo catidad, então eu agradeceria se você pudesse fornecer ou indicar a empresa que fabricou Português, muito obrigado. Aproveite esta oportunidade para fecilitarlos por estas festas pagãs e desejo-lhes tudo de melhor no ano novo de 2014.

  2. Paulo Sergio Monteiro da Costa disse:

    Cabe uma correção: onde está escrito “O galinho muda de cor de acordo com a variação do clima”, o correto seria variação do estado do tempo. Também quando cita que “ele apenas registra as variações do clima do momento”, cabe registrar que conceitualmente não existe clima do momento, mas estado momentâneo do tempo. Na obra básica de J.O.Ayoade denominada Introdução à Climatologia para os trópicos, no capítulo 1 (página 2) pode-se ler que “tempo (weather) nós entendemos o estado médio da atmosfera numa dada porção de tempo e em determinado lugar” (como é o nosso caso). Logo em seguida ele define que “o clima (…) refere-se às características da atmosfera, inferidas de observações contínuas durante longo período. No capítulo 10 (página 206) o autor se refere às normais climáticas que definem o clima e sua variabilidade, considerado um período de 30 a 35 anos.

  3. Josely Regina Lacava Canezin disse:

    Onde acho o cloreto de cobalto para vender, proximo à São bernardo ou Santo André?

  4. RONALHIA DA COSTA RIBEIRO disse:

    OI SERA QUE ACHO PARA COMPRAR ? JA TIVE UM DESTE NA INFANCIA E QUERIA OUTRO EU AMAVA QUANDO MEU PAI FALAVA RÔ VÊ SE VAI CHOVER ? QUE SAUDADES

  5. sonia regina martins ferreira disse:

    puxa que lindo adorei abraços .


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

string(31) "lightboxIframe link infografico"

Infográfico Água

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail

Twitter