COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-de-galileu-galilei/

A história de Galileu Galilei

Conheça a vida do cientista italiano que verificou que a Terra gira em torno do Sol

Notícias - 11-08-2010 História Imprimir Pdf

Quando a professora de Ciências escreve no quadro que a Terra se move ao redor do Sol e de seu próprio eixo, ninguém mais fica assustado. Afinal, hoje, o movimento da Terra em torno do Sol, chamado translação, é bem conhecido. Também é sabido que os dias e as noites derivam do movimento de rotação – aquele em que a Terra faz ao redor de si mesma, do seu próprio eixo.

O matemático, astrônomo e físico italiano Galileu Galilei

Mas você sabia que nem sempre se pensou assim? Até o início do século 17, acreditava-se que a Terra ficava imóvel no centro do Universo e que o Sol, os planetas e as estrelas giravam ao seu redor. Na época, pensava-se até que, se a Terra girasse, os animais acabariam tontos! A hipótese de que o nosso planeta estava no centro do Universo constava nas escrituras sagradas e era defendida pelos padres. Como eles eram os maiores detentores de conhecimento, quem ousaria duvidar?

O cientista que imaginou um universo diferente do que a Igreja pregava foi o astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543). Segundo sua teoria, o Sol estava no centro do Universo e os planetas giravam ao seu redor. Na época, Copérnico não conseguiu provar que o universo se organizava dessa maneira. Mesmo assim, foi advertido pela Igreja por estar se intrometendo em assuntos religiosos. Quem primeiro verificou que o Universo era bem diferente daquele que a Igreja aceitava foi o cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642). Isso fez com que cada vez mais cientistas mudassem sua maneira de pensar, chegando a provar, finalmente, que era a Terra que se movia.

Em meados do século 16, havia um costume curioso nas famílias patrícias toscanas: o filho mais velho podia receber um nome de batismo derivado do sobrenome dos pais. Quando nasceu o primeiro filho de Vincenzio Galilei e Giulia Ammannati Galilei, em 15 de fevereiro de 1564, eles não pensaram duas vezes: o bebê se chamaria Galileu Galilei. O menino cresceu, estudou medicina por quatro anos na Universidade de Pisa, mas abandonou a carreira de médico para estudar matemática e física, suas paixões.

Mas como Galileu fez isso? Bom, tudo começou quando ele conheceu um instrumento inventado na Holanda, chamado luneta. Era o ano de 1609, e Galileu decidiu aperfeiçoá-la. Em um ano, ele conseguiu melhorar a capacidade de aumento e aproximação do instrumento em 20 vezes! Nascia ali o telescópio moderno. Na época, acreditava-se que todos os corpos celestes eram esferas perfeitas e imutáveis. Mas com seu instrumento de observação, Galileu conseguiu ver as formas acidentadas da Lua. Ele viu também manchas escuras se movendo na face do Sol, e percebeu que o planeta Vênus tinha fases como a Lua. Suas observações levavam a crer que Nicolau Copérnico estava certo quando disse que a terra girava ao redor do Sol. Por isso, Galileu foi repreendido pela Igreja Católica em 1616.


Acatando as ordens da Igreja, Galileu silenciou sobre o tema por sete anos. Logo ele, que declamava suas idéias em alto e bom som em jantares e debates, teve que se calar. Mas não parou de produzir! Galileu pesquisou coisas que afrontassem menos as idéias da Igreja, como colocar os satélites de Júpiter a serviço da navegação para ajudar os marinheiros a calcular a longitude das embarcações no mar.

Mas uma pessoa fez Galileu voltar a estudar os movimentos dos planetas…

Introdução | Problemas com a igreja | A condenação de Galileu



Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/ RJ

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. eduardo disse:

    vlw pela historia dele me ajudo para caramba obrigado! :D

  2. Daniel disse:

    parabens! otimo trabalho.

  3. RayVic disse:

    Não gostei

  4. AnE ClAiR disse:

    o que galileu galilei descobriu sobre a gravidade?

  5. AnE ClAiR disse:

    Eu queria saber o que galileu galilei descobriu sobre a gravidade

  6. markos disse:

    Otimo texto parabéns a todas as pessoas q usam suas redes sociais pr koisas uteis. Bjs boa noite

  7. markos disse:

    Otimo texto parabéns a todas as pessoas q usam suas redez pr koisas uteis. Bjs boa noite

  8. tarcioabriel disse:

    nota) 10)nota 10000

  9. Felipe disse:

    legALLLLLLLL

  10. Raul Julio disse:

    legal gostei

  11. anna clara disse:

    muito bom legal

  12. camila disse:

    legal,me ajudou na lição de ciencias,obrigado!

  13. ana julia de sa coelho disse:

    LEGAL.

  14. sophia disse:

    amei a historia de Galileu Galilei .
    Era para um trabalho e tirei 10 .

  15. esther disse:

    Em meados do século 16, havia um costume curioso nas famílias patrícias toscanas: o filho mais velho podia receber um nome de batismo derivado do sobrenome dos pais. Quando nasceu o primeiro filho de Vincenzio Galilei e Giulia Ammannati Galilei, em 15 de fevereiro de 1564, eles não pensaram duas vezes: o bebê se chamaria Galileu Galilei. O menino cresceu, estudou medicina por quatro anos na Universidade de Pisa, mas abandonou a carreira de médico para estudar matemática e física, suas paixões. kkk
    muito bom

  16. esther disse:

    muitoo bom adorei

  17. MARIA disse:

    NAO GOSTEI QUE COISA CHATAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  18. Benedito disse:

    Gostei muito, parabens

  19. Laura Zago disse:

    Esse texto é perfeito,ta bem explicadinho. É muito bom para ensinar as crianças !

  20. walter disse:

    Galileu Galilei foi o criador do método científico. A partir dele, o conhecimento humano tomou novos rumos e evoluiu radicalmente

  21. Angela Lúcia Silva do Nascimento disse:

    Adorei o assunto; apesar de ser bem resumido ele é bem claro. Estou cursando Bacharel de Enfermagem, e na matéria de Psicologia da Saúde; precisei desse assunto para entender melhor, tudo sobre Psicanálise.
    Obrigada, me ajudou muito.

  22. Cleidiane Furtado disse:

    tinha que ser um matemático. fala sério, esse kra foi genial……..

  23. Kalina disse:

    Gostei muito , está tudo de acordo com que o meu livro de escola diz ! Estava apenas dando uma olhada para ver se achava algo mais … Pelo visto não , e esse site está de parabêns . Quem concorda comenta EU ((: – By , bjs .

  24. Kelly disse:

    ‘–’ estou na escola fazendo um sistema solar ! de masinha

  25. Helo disse:

    Vamos ver agr minha nota :::D

  26. wesley moreira santos disse:

    aaaaaaaaaaaaaaaaaadorei muito interessante

  27. isabela disse:

    vamos ver se o fessor vai gostar.

  28. Damiao Mechone disse:

    Gostei da historia, é bom saber mais um pouco sobre o que os nossos antepassados lutaram para descubrir. Mas, gostaria que me enviassem uma historia toda completa sobre a historia do Galileu e da Ciência, também a cerca da descoberta do método ciêntifico por Galileu, porfavor, eu necessito saber mais disso, pois me serra util para as ailas de Metodologia de Investigação Cientifica( MIC ). O outro e-mail é: brunomechone@hotmail.com

  29. alicya disse:

    adorei o site da revista tem de tudo!!!!!!!