Erro no banco de dados do WordPress: [Disk full (/var/tmp/#sql_7b39_2); waiting for someone to free some space...]
SELECT t.*, tt.*, tr.object_id FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON tt.term_id = t.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('category', 'post_tag', 'post_format') AND tr.object_id IN (1233) ORDER BY t.name ASC

CIENCIA HOJE

COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/a-historia-de-galileu-galilei/

A história de Galileu Galilei

Conheça a vida do cientista italiano que verificou que a Terra gira em torno do Sol

Imprimir Pdf

Erro no banco de dados do WordPress: [Disk full (/var/tmp/#sql_7b39_2); waiting for someone to free some space...]
SELECT t.*, tt.*, tr.object_id FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON tt.term_id = t.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('category', 'post_tag', 'post_format') AND tr.object_id IN (5500) ORDER BY t.name ASC

Erro no banco de dados do WordPress: [Disk full (/var/tmp/#sql_7b39_2); waiting for someone to free some space...]
SELECT t.*, tt.*, tr.object_id FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON tt.term_id = t.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('category', 'post_tag', 'post_format') AND tr.object_id IN (5488) ORDER BY t.name ASC

Erro no banco de dados do WordPress: [Disk full (/var/tmp/#sql_7b39_2); waiting for someone to free some space...]
SHOW COLUMNS FROM `wp_posts`

Quando a professora de Ciências escreve no quadro que a Terra se move ao redor do Sol e de seu próprio eixo, ninguém mais fica assustado. Afinal, hoje, o movimento da Terra em torno do Sol, chamado translação, é bem conhecido. Também é sabido que os dias e as noites derivam do movimento de rotação – aquele em que a Terra faz ao redor de si mesma, do seu próprio eixo.

O matemático, astrônomo e físico italiano Galileu Galilei

Mas você sabia que nem sempre se pensou assim? Até o início do século 17, acreditava-se que a Terra ficava imóvel no centro do Universo e que o Sol, os planetas e as estrelas giravam ao seu redor. Na época, pensava-se até que, se a Terra girasse, os animais acabariam tontos! A hipótese de que o nosso planeta estava no centro do Universo constava nas escrituras sagradas e era defendida pelos padres. Como eles eram os maiores detentores de conhecimento, quem ousaria duvidar?

O cientista que imaginou um universo diferente do que a Igreja pregava foi o astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543). Segundo sua teoria, o Sol estava no centro do Universo e os planetas giravam ao seu redor. Na época, Copérnico não conseguiu provar que o universo se organizava dessa maneira. Mesmo assim, foi advertido pela Igreja por estar se intrometendo em assuntos religiosos. Quem primeiro verificou que o Universo era bem diferente daquele que a Igreja aceitava foi o cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642). Isso fez com que cada vez mais cientistas mudassem sua maneira de pensar, chegando a provar, finalmente, que era a Terra que se movia.

Em meados do século 16, havia um costume curioso nas famílias patrícias toscanas: o filho mais velho podia receber um nome de batismo derivado do sobrenome dos pais. Quando nasceu o primeiro filho de Vincenzio Galilei e Giulia Ammannati Galilei, em 15 de fevereiro de 1564, eles não pensaram duas vezes: o bebê se chamaria Galileu Galilei. O menino cresceu, estudou medicina por quatro anos na Universidade de Pisa, mas abandonou a carreira de médico para estudar matemática e física, suas paixões.

Mas como Galileu fez isso? Bom, tudo começou quando ele conheceu um instrumento inventado na Holanda, chamado luneta. Era o ano de 1609, e Galileu decidiu aperfeiçoá-la. Em um ano, ele conseguiu melhorar a capacidade de aumento e aproximação do instrumento em 20 vezes! Nascia ali o telescópio moderno. Na época, acreditava-se que todos os corpos celestes eram esferas perfeitas e imutáveis. Mas com seu instrumento de observação, Galileu conseguiu ver as formas acidentadas da Lua. Ele viu também manchas escuras se movendo na face do Sol, e percebeu que o planeta Vênus tinha fases como a Lua. Suas observações levavam a crer que Nicolau Copérnico estava certo quando disse que a terra girava ao redor do Sol. Por isso, Galileu foi repreendido pela Igreja Católica em 1616.


Acatando as ordens da Igreja, Galileu silenciou sobre o tema por sete anos. Logo ele, que declamava suas idéias em alto e bom som em jantares e debates, teve que se calar. Mas não parou de produzir! Galileu pesquisou coisas que afrontassem menos as idéias da Igreja, como colocar os satélites de Júpiter a serviço da navegação para ajudar os marinheiros a calcular a longitude das embarcações no mar.

Mas uma pessoa fez Galileu voltar a estudar os movimentos dos planetas…

Introdução | Problemas com a igreja | A condenação de Galileu



Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/ RJ

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Anna Elise Soares Cardoso disse:

    ☆♡☆ Galileu Galilei foi muito guerreiro! Gostei do texto!

  2. anne disse:

    e muito interessante ..ressaltando, quando Galileu viu que a terra se movia, ele desmaiou !!

  3. Sophia disse:

    Muito bom adorei melhor resumo sobre Galilei Galilei❤❤

  4. Lucas disse:

    Legal mas que pessoa fez ele voltar a estudar os movimento dos planetas ??

  5. juliano gomes disse:

    DEUS’ amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todos aquele que nele crê não pereça,mas tenha a vida eterna.(joão 3;16)…………………….jesus te-ama e quer de salvar

  6. Davi Dramaturgo disse:

    Todas as informações quue consigo ler sobre a arte Universal me interessam. Obrgado por me ajudar.

  7. nao quero falar meu nome disse:

    gostei da historia ,além de ser legal adequado para uma pesquisa e legal ver a historia de um grande idoso.(meio velho sem ofenças ).A historia foi bem contada do 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • ana julia disse:

      eu tambem adorei gostei bastante , muito bom explica bastante coisas soble o dia e a noite e outras coisas

  8. beatriz disse:

    eu achei a historia dele muito legal

  9. beatriz disse:

    que nome estranho galileu mas as historia dele e radical

  10. victorhugo disse:

    boa so nessa historia GANHEI 10

  11. Mih disse:

    eu adorei

  12. Ana Eduarda de Assis Silva disse:

    galileu vc e um genio graças a vc ganhei 10 no trabalho de ciencias

  13. eduardo disse:

    vlw pela historia dele me ajudo para caramba obrigado! 😀

  14. Daniel disse:

    parabens! otimo trabalho.

  15. RayVic disse:

    Não gostei

  16. AnE ClAiR disse:

    o que galileu galilei descobriu sobre a gravidade?

  17. AnE ClAiR disse:

    Eu queria saber o que galileu galilei descobriu sobre a gravidade

  18. markos disse:

    Otimo texto parabéns a todas as pessoas q usam suas redes sociais pr koisas uteis. Bjs boa noite

  19. markos disse:

    Otimo texto parabéns a todas as pessoas q usam suas redez pr koisas uteis. Bjs boa noite

  20. tarcioabriel disse:

    nota) 10)nota 10000

  21. Felipe disse:

    legALLLLLLLL

  22. Raul Julio disse:

    legal gostei

  23. anna clara disse:

    muito bom legal

  24. camila disse:

    legal,me ajudou na lição de ciencias,obrigado!

  25. ana julia de sa coelho disse:

    LEGAL.

  26. sophia disse:

    amei a historia de Galileu Galilei .
    Era para um trabalho e tirei 10 .

  27. esther disse:

    Em meados do século 16, havia um costume curioso nas famílias patrícias toscanas: o filho mais velho podia receber um nome de batismo derivado do sobrenome dos pais. Quando nasceu o primeiro filho de Vincenzio Galilei e Giulia Ammannati Galilei, em 15 de fevereiro de 1564, eles não pensaram duas vezes: